Cultura
Artista belga apresenta performance de bodymapping no Sesc Campinas nesta quinta
Publicado em 28 de janeiro de 2014

O Sesc Campinas apresenta nesta quinta-feira (30), um conjunto de atividades que propõe refletir sobre a relação entre o corpo e o vídeo na arte da performance. A programação consiste na terceira edição mensal do projeto “Performance”, que traz a cada mês um artista ou coletivo que desenvolve seu trabalho nesta área, a fim de discutir a especificidade do gênero enquanto linguagem artística.

Para o mês de janeiro, compõem a programação a apresentação da Live Performance “Skinstrap”, do belga Thomas Israel, na qual o artista utiliza seu corpo como superfície de projeção interativa, além de três vídeos da artista brasileira Kika Nicolela, propostos para o estudo da vídeo-performance: “A/través” (2003), “What do you think of me?” (2009) e “Ainda” (2012).

Na Live Performance “Skinstrap”, Thomas Israel se propõe a narrar uma história universal da cor, seguida de uma autoficção. Os temas caros ao artista – como a memória do corpo, o inconsciente, a relação com o tempo – são tratados com poesia por meio de um dispositivo singular baseado nas técnicas de bodymapping (mapeamento do corpo para a projeção de vídeo) interativo. A música, original e espacializada é assinada pelo sound designer belga Gauthier Keyaerts.

Após as apresentações os artistas realizam um bate-papo com o público sobre o tema “Performance: Corpo Vídeo” a partir dos respectivos universos de criação.

Mais sobre os artistas

O artista Thomas Israël, baseado em Bruxelas (Bélgica), propõe obras imersivas e interativas em vídeo-instalações, esculturas e performances. Começou sua carreira em teatro, de forma que sua abordagem atípica em relação à arte digital gira em torno de temas do corpo, tempo e o subconsciente. Seus trabalhos foram exibidos no MOMA, em Nova York, na Society for Arts and Technology em Montreal, Musée des Abattoirs em Toulouse e em vários festivais, galerias e museus internacionais desde 2005. 

Já a brasileira Kika Nicolela é graduada em Cinema e Vídeo pela ECA/USP (2000) e atualmente finaliza mestrado em Artes Visuais na Universidade de Artes de Zurique. Já participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e festivais na Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Eslovênia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Portugal, Singapura, Suécia e Suiça com vídeo-projeções, instalações e fotografias. A artista já teve seus trabalhos premiados em uma longa lista de festivais de mais de 30 países, tendo recebido bolsas de residências artísticas na América do Sul e do Norte, Ásia e Europa. Kika ainda tem uma sólida atuação como curadora desenvolvendo programas ligados à videoarte para festivais nacionais e internacionais.

Programação: 

19h00 – Exibição de vídeoperformances de Kika Nicolela
19h45 – 
Apresentação da Live Performance “Skinstrap” de Thomas Israel

Serviço:

Projeto “Performance”
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333, bairro Bonfim. (19) 3737-1500
Data: 30 de janeiro
Horário: a partir das 19h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura