Carnaval 2014
Desfile de Carnaval de Campinas será na Estrada dos Amarais este ano
Publicado em 20 de janeiro de 2014

O desfile das escolas de samba do Carnaval de Campinas este ano será realizado na Avenida Comendador Aladino Selmi, mais conhecida como Estradas dos Amarais, na região norte da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário de Cultura, Ney Carrasco, na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro, na Sala Azul da prefeitura, quando também apresentaram a programação do evento.

No total, serão investidos R$ 2 milhões. A nova avenida do samba terá 800m lineares para as escolas desfilarem e 14 mil metros quadrados para ocupação do público. Como ocorreu até 2011, o desfile deste ano será competitivo, ou seja, as escolas serão pontuadas e disputarão os primeiros lugares dos grupos Único e Pleiteantes. Onze escolas vão desfilar, sendo dez concorrendo pelo grupo Único e uma pelo grupo Pleiteantes, nos dias 2 e 3 de março, domingo e segunda-feira de Carnaval, a partir das 19h30. Em 2012 os desfiles aconteceram de forma descentralizada e não contaram pontos. Em 2013, de comum acordo com a Liga das Escolas de Samba de Campinas (Lesca), a pontuação foi suspensa. 

No sábado, dia 1º de março, e na terça-feira, 4, a avenida será tomada por dois trios elétricos com as bandas Axé Blond, Kebradeira e Timbahia. Os trios também vão animar a população após os desfiles das escolas. Também serão realizadas quatro matinês nas regiões da cidade.

A infraestrutura do evento terá arquibancadas (mais moderna e segura, segundo a prefeitura), barracas de alimentação, Ponto de Encontro, banheiros químicos, serviços de atendimento médico (SAMU), segurança da Guarda Municipal, Polícia Militar e privada. Catracas serão instaladas nos dois pontos de entrada, conforme exige o Corpo de Bombeiros, também de acordo com a prefeitura, e haverá controle para saber o número de pessoas que estão participando do evento. As crianças só poderão entrar com pais ou responsáveis e deverão utilizar pulseiras de identificação.

Sobre o novo local dos desfiles, o prefeito afirmou que em 2013 foi combinado com os moradores do entorno do Túnel Joá Penteado, na Vila Industrial, que o evento não seria mais realizado lá. “Isto foi acertado, e então escolhemos um local que acreditamos oferecer condições das escolas realizarem os desfiles sem qualquer incômodo para vizinhos”, disse.

O secretário de Cultura, Ney Carrasco, também ressaltou a dificuldade em encontrar um local adequado para o evento, já que a secretaria buscou um local durante meses e precisou descartar várias áreas por questão de segurança. “Acabamos ficando com a Aladino Selmi como opção viável e segura. Tivemos várias conversas com os órgãos competentes – que devem liberar alvarás, como os Bombeiros – e ligados àquela região, e vimos que daria certo montar o Carnaval ali com a infraestrutura necessária e segurança, com áreas de concentração, dispersão e rota de fuga”, salientou Carrasco. Linhas especiais de ônibus também deverão ser criadas para permitir acesso da população ao local. 

A prefeitura destinou uma verba de R$ 840 mil para as escolas de samba, que foram divididos entre elas. A primeira parcela já foi paga em novembro e a segunda parte será depositada em dez dias.
 

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas (Lesca), Edson Jóia, disse que nenhuma escola se opôs ao novo local. “É claro que gostaríamos que fosse mais próximo ao Centro, mas em Campinas é difícil encontrar uma área. É importante a cidade começar a discutir um local para grandes eventos, não apenas para o Carnaval”, argumentou. O presidente acredita que a qualidade dos desfiles das escolas será melhor este ano e que a média de público em 2014 deve ficar acima do ano passado, que foi de 20 mil pessoas por dia, já que o desfile volta a ser competitivo, e, além disso, 50% da verba já foi liberada e o Carnaval será no começo de março, o que dá maior tempo de planejamento das escolas. 

A Secretaria de Cultura disponibilizou um barracão na área da Estação Cultura para a montagem dos carros alegóricos.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carnaval 2014