Cultura
Espetáculo de dança para bebês da Cia Tugudum terá novas apresentações em Campinas
Publicado em 28 de janeiro de 2014

As criadoras intérpretes Ava Soani, Cecília Gomes e Valéria Franco, da Cia. Tugudum de Campinas, voltam a apresentar neste domingo (2) o espetáculo “Dança uma História?”, que foi concebido para bebês. As sessões vão ocorrer no Teatro e Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, às 11h e 17h, com entrada gratuita.

A nova criação da Cia. Tugudum foi apresentada inicialmente na sede do grupo no final de 2013. No espetáculo, a dança contemporânea assume-se como linguagem do encantamento e oferece aos bebês e às famílias momentos de interação e contemplação. Com delicadeza, as dançarinas contam pequenas histórias e, a cada cena, envolvem o público em um universo de fantasia e cores.

A ideia de produzir um espetáculo voltado à faixa etária dos quatro meses aos três anos de idade (mas que não exclui a apreciação de crianças até os seis anos) surgiu da experiência da diretora Valéria Franco em ministrar atividades artísticas para este público, em uma creche próxima à sede do grupo. O interesse dos bebês pelo movimento, pela interação e musicalidade nortearam as escolhas estéticas da diretora, que também realizou pesquisa na CEMEI Christiano Osório de Oliveira com o acompanhamento e orientação pedagógica de Simone Pinto da Silva.

O corpo e o movimento das dançarinas são o alicerce do roteiro coreográfico, ora compondo paisagens, ora transformando-se em elementos e personagens que compõem as pequenas histórias. A interação entre as linguagens da dança e da música e a improvisação – principais focos de pesquisa da Cia. Tugudum – estão presentes em algumas das cenas em que as dançarinas brincam a sonoridade de instrumentos percussivos e de sopro. “Dança uma História?” foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Produzir um espetáculo para crianças bem pequenas é uma forma contribuir para que os bebês e suas famílias tenham acesso à cultura, na avaliação do grupo. Com este espetáculo, a Cia. Tugudum busca chamar a atenção para a necessidade de inclusão deste público como alvo nas políticas públicas de Cultura, assim como ocorre em outras áreas, como Educação e Saúde, que têm ações específicas para os bebês.

Recomendações aos adultos

A Cia. Tugudum recomenda aos adultos que permitam aos bebês uma apreciação natural. Ou seja, não é necessário direcionar seu olhar durante as cenas. Caso haja algum desconforto do pequeno espectador, recomenda-se que os adultos acalmem os bebês no espaço externo e depois retornem ao espetáculo.

Sobre a Cia. Tugudum

A Cia. Tugudum foi fundada em 1999. Ao longo dos anos criou diversos espetáculos tanto para o público infantil como para o público adulto. Foi contemplada em três edições do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas para a produção e circulação dos seguintes espetáculos: “Corpo Fora” (2008), “Cuidado que Pega!” (2009) e “Dança uma História” (2013). O Ministério da Cultura também premiou a companhia com os prêmios Klauss Vianna (2008-2009) e Procultura (2010) para o desenvolvimento de programações de dança contemporânea em sua sede.

Na sede do grupo também são oferecidos cursos de dança, teatro e música para todas as idades. 

Serviço:

Espetáculo de dança contemporânea para bebês “Dança uma História?”
Local: Teatro e Espaço Cultural Maria Monteiro. Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/n, Vila Padre Anchieta – Campinas. (19) 3282-0024
Data: 2 de fevereiro
Horário: 11h e 17h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura