Cultura
MIS Campinas realiza debate sobre o trabalho e acervo do fotógrafo João Zinclair
Publicado em 19 de janeiro de 2014

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) vai promover um encontro para debater e discutir o ano que passou desde a morte do fotógrafo militante João Zinclair, no ano passado, reforçando as lembranças, os caminhos possíveis, as ações, registros e memórias para as lutas de 2014. O evento vai ocorrer na segunda-feira (20), às 19h e é gratuito. O debate também será transmitido pela internet.

Os comunicadores populares, mídialivristas, mídiativistas, agentes culturais e militantes da comunicação, todas as pessoas interessadas em movimentos populares e comunitários da região de Campinas, que, de alguma forma, conectam o trabalho de João Zinclar, estão convidadas para o evento.

O objetivo deste encontro, além de recordar e reavivar as vivências do profissional, pretende abrir um debate para apresentar aos comunicadores e demais colaboradores um projeto de preservação do Acervo João Zinclar, que está sendo montado, e discutir atividades conjuntas que conectam diretamente o trabalho do fotógrafo e os acontecimentos populares da região, e todos os trabalhos que confluem no sentido de sociedade.

João Zinclar era natural da cidade de Rio Grande (RS), mas vivia e trabalhava em Campinas desde a década de 1980. Estava em plena atividade, como fotógrafo e militante, quando faleceu em janeiro de 2013. Atuava em vários movimentos sociais, como produtor de imagens militantes. Seu trabalho como fotógrafo era pautado por uma grande sensibilidade humana, capacidade técnica e artística, mas principalmente, por sua opção política de esquerda. Esta opção gerou um dos maiores acervos das lutas sociais no Brasil nas últimas décadas.

Serviço:

Roda de conversa “João Zinclair, presente!”
Local: MIS Campinas, Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó , 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
Data: 20 de janeiro
Horário: 19h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura