na_lona_2015_hortolandia.jpg
Cultura

4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia “Na Lona” reúne 21 espetáculos gratuitos

Publicado em 11 de agosto de 2015

Durante 10 dias, Hortolândia vai virar um polo teatral na região de Campinas, oferecendo 21 espetáculos gratuitos ao público adulto e infantil na 4ª Mostra Nacional de Teatro “Na Lona”, realizada pela Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio, entre os dias 12 e 22 de agosto.

A abertura será na quarta-feira (12), no Teatro Casa de Joana. Por volta das 20h30, começa o primeiro espetáculo, o musical “Sabiás do Sertão”, do grupo paulista Cia. Cênica. Outras apresentações gratuitas vão ocorrer em escolas, espaços públicos da cidade e também no Teatro Casa de Joana.

O objetivo da mostra “Na Lona” é promover a formação de público, oferecendo para a população um panorama sobre a produção teatral nacional, com grupos vindos de diversas regiões do país.

As peças são organizadas em quatro categorias: adulto, infantil palco, infantil espaços alternativos e rua. Os participantes da mostra foram selecionados por meio do “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, concurso público realizado pela Prefeitura. Ao todo, foram 158 os grupos e as companhias teatrais inscritos.

A disputa contou com a participação de equipes de todo o país e também internacionais, com representantes da Argentina e Espanha. Entre os premiados, além do grupo de Córdoba, na Argentina, há artistas de Campinas, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550.

Na categoria adulto, sete espetáculos serão apresentados no Teatro Casa de Joana. No local, quatro peças com classificação livre também serão exibidas. Para assistir aos espetáculos, é preciso chegar com 30 minutos de antecedência ao horário da apresentação. A capacidade do espaço é de 190 pessoas.

A oportunidade de assistir a peças gratuitas também chega a alunos de cinco escolas municipais de diversas regiões da cidade, onde serão exibidos espetáculos infantis da mostra “Na Lona 2015”.

Programação:

Espetáculos livre

Local: Teatro Casa de Joana. Avenida São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação, anexo ao supermercado Pague Menos.

12/08, às 20h30 – “Sabiás do Sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”

Sinopse: Uma companhia ambulante de artistas rapsodos conta, toca, dança e canta a trajetória e o repertório dos expoentes maiores da música caipira, Cascatinha & Inhana, reverenciando a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista.

15/08, às 15h –  “O Planeta Lilás”

Sinopse: É a viagem do Bichinho. Cansado de viver solitário no seu Planeta Lilás, resolve construir um foguete e conhecer o universo. Conhece o Branco, o Preto, as Cores, a Ideia, as Letras, o Ponto Final. Percebe que seu planeta é uma flor, uma violeta, guardada dentro de um livro.

21/08, às 15h – “Bem do Seu Tamanho”

Sinopse: Pequena demais para escutar conversa de adulto ou grandinho para chegar em casa de roupa suja, a menina Helena questiona o seu tamanho e o das coisas do mundo com a ajuda de seu Boi de Mamão, feito do mamoeiro do quintal de casa, e de outros amigos.

22/08, às 21h – “Mucho más que circo (Muito mais que circo)”

Sinopse: “Mucho más que circo” (Muito mais que circo) é um show de circo de rua. Peperina e Harry são dois divertidíssimos personagens que, por meio de malabares excêntricos, acrobacias (tanto em solo quanto em altura), arriscados equilíbrios e um humor fino e ridículo, transportam o público por uma vertiginosa e divertida apresentação, em que a plateia é peça fundamental do espetáculo.

Espetáculos adultos

Local: Teatro Casa de Joana. Avenida São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação, anexo ao supermercado Pague Menos.

13/08, às 20h – “Gambiarra”

Sinopse: Uma chance! Uma entrevista de emprego: Há vaga para Palhaço. Eles ensaiaram seus números, no entanto não se prepararam para este reencontro. Uma última vaga coloca em risco a amizade amarelada pelo tempo, mas não a piada que mora na boca do palhaço.

14/08, às 20h – “Travessia”

Sinopse: Em cinco paradas, no transporte de uma boiada, da fazenda ao vilarejo, um vaqueiro conta suas lembranças, numa trama tecida com uma narrativa de prosa e poesia na atmosfera sonora do sertão.

15/08, às 20h – “Mulher Peixe”

Sinopse: Mané Profecia anuncia o dilúvio na televisão, isso é o bastante para Mulher-Peixe organizar sua vida em torno do final iminente. Enquanto isso, lamenta a falta de água em seus encanamentos, passa por momentos tragicômicos de sua infância, trava uma luta por sobrevivência com o gato da vizinha.

16/08, às 20h – “O Casamento do Pequeno Burguês”

Sinopse: O novo casal pequeno burguês recebe amigos e familiares. Na medida em que se embebedam, os convidados abandonam os bons costumes, deflagrando a fragilidade dos móveis e das relações familiares. Brincando com o brega, a Cia Vacas Profanas se baseia na obra de Brecht para levar ao palco essa comédia.

19/08, às 20h – “A Alma Boa de Setsuan”

Sinopse: Quatro misteriosos deuses chegam à antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa” e a encontram: a prostituta Chen Te. Mas será que ela poderá permanecer boa por muito tempo?

20/08, às 20h – “Aguenta a Mão, João!”

Sinopse: Espetáculo sobre Adoniran Barbosa. O início da carreira como calouro de rádio, as histórias da boemia e das canções, numa linguagem simples, direta, humorada, que fala direto ao espectador interagindo com ele, tornando-o ativo e participativo. E como pano de fundo a cidade de São Paulo.

21/08, às 20h – “Carta de Um Pirata”

Sinopse: Um pirata escreveu uma carta para a mãe há muito tempo. O ator traz essa carta para o palco utilizando para isso o essencial (corpo, voz, sensibilidade), de maneira a explorar todas as suas nuances, que vão do humor genuíno ao inconformismo radical, fazendo da peça uma comédia inconformada.

Espetáculos de rua

15/08, às 10h – “Aqui Trem! Histórias da Ferrovia”

Sinopse: Quanta memória existe numa xícara de chá, num rádio, num sino ou mesmo em um relógio de pulso? Imaginem quanta memória existe em uma antiga estação de trem. A todos pedimos licença: “Deixa o trem passar!”.
Local: Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior”. Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

16/08, às 10h – Ubu Rei

Sinopse: Em qualquer lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, funcionário a serviço do Rei de “O Lugar”. Sob pressão da sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bourdure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o Rei para se apoderar do cargo.
Local: Feira do Jardim Amanda. Avenida Tarsila do Amaral, altura do número 15, Jardim Amanda.

16/08, às 11h – “O Ponto Alto da Festa”

Sinopse: Hoje é o dia da tradicional “Festa de Todos os Cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Neste ano, porém, D. Adelaide, uma milionária excêntrica que reforma praças públicas para colocar seu nome, decide improvisar uma festa.
Local: Praça São Francisco de Assis. Avenida São Francisco de Assis, 75, Vila Real.

19/08, às 10h – Velhos Amigos

Sinopse: Velhos Amigos é composto a partir de memórias de velhos entrevistados. Uma rádio é o ponto de encontro de três velhos amigos. O público é convidado para uma prática de paquera – footing. Enquanto trocam memórias e projeções sobre a velhice se preparam para um grande baile.
Local: Feira do Jardim Santa Clara do Lago I. Rua Ida Amádio, altura do número 179, Jardim Santa Claro do Lago.

20/08, às 20h – A Nau dos Desterrados

Sinopse: Três piratas desterrados estão à deriva em alto mar. Após muito tempo perdidos e lançados à própria sorte, eis que chegam ao novo mundo: “A terra do Cabral”. A partir deste momento, recordam suas histórias e desventuras vividas durante a invasão pirata no Rio de Janeiro.
Local: Rua Zacarias da Costa Camargo, altura do número 260.

Espetáculos infantis

13/08, às 10h e 14h – “Que Bicho é Esse???”

Sinopse: Uma princesa, um bicho esquisito, um rei e muitos pretendentes! O desafio está lançado. Quem conseguir desvendar mistério se casará com a princesa. Mas… será que a princesa quer se casar?
Local: Emef Villagio Ghiraldelli. Rua Gabriel Costa Camargo, 60, Villagio Ghiraldelli.

14/08, às 10h e 14h – “Cada um é um”

Sinopse: A encenação de “Cada Um é Um” propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. Para tratar sobre o tema da diferença, dois atores e um músico chegam de longe, já cantando, dançando e interagindo com o público.
Local: Emef Prof.ª Janilde Flores Gaby do Vale. Avenida Prof.ª Edna Aparecida Pampa Fonseca, 115, Vila Real.

17/08, às 10h e 14h – “Esperando Gordô”

Sinopse: Inspirado nos personagens de Samuel Beckett e na iconografia do Circo Nerino, o espetáculo traz para o palco um circo abandonado, onde só sobraram alguns adereços de picadeiro e duas palhaças, meio perdidas, esperando alguém que venha tirá-las de lá.
Local: Emef Jardim Boa Esperança. Rua do Canário, 400, Jardim Boa Esperança.

18/08, às 10h e 14h – “Expresso Caracol”

Sinopse: Um teatro ambulante que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Local: Emef Tarsila do Amaral. Rua Visconde do Rio Branco, 160, Jardim Amanda II.

21/08, às 10h e 14h – “A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho”

Sinopse: A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho cativa a todos que o assistem. Leva o público a uma jornada com o protagonista, em busca da solução para o problema do lixo produzido e descartado de forma inadequada.
Local: Emef Renato Costa Lima. Rua Santos Dumont, 45, Jardim Amanda I.

Serviço:

4ª Mostra de Teatro de Hortolândia “Na Lona 2015”
Data: de 12 a 22 de agosto
Entrada: gratuita (é necessário chegar com 30 minutos de antecedência ao horário da apresentação)

Fonte: assessoria de imprensa 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura