o_passe_o_o_gol-.jpg
Cultura

Campinas recebe temporada de teatro infantil com a Cia. Grande Urso Navegante

Publicado em 11 de agosto de 2015

Cia. Grande Urso Navegante inicia temporada de apresentações de quatro espetáculos em Campinas, neste domingo (16), com a peça “O Passe e o Gol”, baseada no livro homônimo de Juca Kfouri. As sessões são gratuitas e ocorrem no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, às 14h e às 16h.

As peças apresentadas pela companhia misturam teatro, literatura e cidadania, sendo destinadas a crianças em idade pré-escolar, até o ensino fundamental I. Além da apresentação do dia 16, a cidade vai receber também espetáculos nos dias 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro, todos gratuitos e abertos ao público.

Sobre as peças da temporada

“O Passe e o Gol” conta a história dos irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho que se dão muito bem, mas não quando o assunto é futebol. Os conflitos entre os dois se agrava quando eles são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final, muitas surpresas acabam acontecendo.

O espetáculo do dia 13 de setembro, “A Pipa e a Flor”, conta a história de uma pipa que, ao encontrar uma flor, começa a fazer reflexões sobre a liberdade, a felicidade e o amor. Adaptação do livro “A Pipa e A Flor”, do escritor Rubem Alves, tem o texto altamente poético e traz à tona o que há de mais desejado na vida, ou seja, a valorização das relações humanas, em todos os níveis. A peça tem música ao vivo, com repertório erudito e cantigas de roda.

Já “Menina de arte”, que será apresentado no dia 11 de outubro, é baseado no livro “Menina de Arte”, de Hebe Rios, que conta a história de Daniela Caburro, vítima de paralisia infantil quando ainda era um bebê. Apesar das dificuldades em ser cadeirante, Daniela superou os desafios e se transformou em uma artista plástica de reconhecimento internacional, que utiliza a boca para pintar suas obras. A artista participa da peça como atriz, mostrando que motivação e capacidade dependem exclusivamente de força de vontade e da fé em si mesmo.

A apresentação do dia 8 de novembro fica por conta do espetáculo “Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?”, que traz à tona questionamentos sobre as coisas tidas como próprias “de meninos” e “de meninas”. São várias as diferenças entre o mundo feminino e o masculino, que nos faz refletir sobre a verdadeira importância da vida, ou seja, ser e saber ser feliz, lidando com a questão das diferenças. 

Sobre a Cia Grande Urso Navegante

O grupo foi criado e é dirigido pelo ator e diretor Laerte Asnis, em 1991, na cidade de São Paulo, com foco no público infantil. A principal característica do grupo é montar e encenar peças com recursos simples, que possam ser apresentadas em qualquer tipo de espaço e eventos. Outra característica do grupo reside em seu repertório teatral, sempre baseado em livros de grandes personalidades do cenário literário e educacional, tais como Rubem Alves, Juca Kfouri, José Pacheco, Regina Drummond, Sandra Branco, Hebe Rios, entre outros. A Cia tem em seu repertório musical, músicas do cancioneiro universal, interpretadas ao vivo pela pianista e educadora musical Valéria Peres. Utiliza recursos artesanais na confecção dos elementos cênicos.

O projeto é realizado pela Direção Cultura e as primeiras apresentações tem patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri e Mecalux, com incentivo da Secretaria da Cultura de São Paulo (ProAC) e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.  

Serviço:

Espetáculos infantis – temporada da Cia. Grande Urso Navegante
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro. Av. Dom Agnelo Rossi, s/n, Vila Padre Anchieta – Campinas
Data: 16/08, 13/09, 11/10 e 08/11
Horário: 14h e 16h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura