carlos_gomes_estatua-.jpg
Cultura

Mês Carlos Gomes tem recitais, concertos, exposição e outras atividades culturais

Publicado em 31 de agosto de 2015

A programação do Mês Carlos Gomes, comemorado em setembro em homenagem ao maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes, traz uma série de atividades culturais, como concurso de cantores líricos, palestras, recitais, missas, apresentações de corais, homenagem no túmulo e concertos em Campinas. A abertura ocorreu no dia 1º de setembro, com palestra e exposição de fotos na Academia Campinense de Letras

Entre os destaques da programação está o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) no dia 26 de setembro, às 18h, na Pedreira do Chapadão. Serão executadas obras de Carlos Gomes sob regência da maestrina convidada Ligia Amadio, atual titular da Sinfônica de São Paulo. Ligia já foi titular da Sinfônica de Campinas.

Em parceria com o Rotary Clube, também haverá durante todo mês um trabalho com os alunos das escolas municipais, que vão assistir peças e trabalhos do compositor e também montagens teatrais alusivas à vida de Carlos Gomes.

As atividades da programação são organizadas pela Secretarias Municipais de Cultura, de Educação, Academia Campinense de Letras, Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA), Rotary Clube, Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA), Associação Brasileira de Artistas Líricos, Conservatório Carlos Gomes, Coral Pio XI, Câmara Municipal de Campinas e Conselho Municipal de Cultura. Participação do Coral Meninos Cantores e Lions Club.

A programação completa está disponível no link campinas.sp.gov.br

Sobre a Semana Carlos Gomes

A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela Lei Municipal 9.152, de 1996, na semana que antecede o 16 de setembro, no dia que o maestro faleceu, em 1896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro.

Mais sobre o maestro Carlos Gomes

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, em Milão, na Itália, aonde diplomou-se.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, “O Guarani”, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, aonde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Serviço:

Mês Carlos Gomes
Data: de 1º a 30 de setembro
Programação completa: campinas.sp.gov.br

Foto: Luiz Granzotto – Prefeitura de Campinas
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura