o_menino_teresa.jpg
Cultura

Mostra de teatro traz a Campinas o espetáculo infanto-juvenil “O Menino Teresa”

Publicado em 5 de agosto de 2015

A temporada em Campinas da Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura, uma parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, tem suas últimas apresentações com o espetáculo infanto-juvenil “O Menino Teresa”, da Banda Mirim, no teatro Castro Mendes, neste fim de semana, sábado (8) e domingo (9), às 16h. O espetáculo terá sessões com intérpretes de libras, dia 8, e audiodescrição, no dia 9.

A ideia de uma menina que decide, por uma tarde, virar um menino ganha um ar divertido no musical infantil vencedor dos Prêmios APCA Melhor Cenário e FEMSA Melhor Atriz e Melhor Cenário. Segunda produção da premiada Banda Mirim, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, percorreu várias capitais do país, como Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, entre outras.

Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a atriz Cláudia Missura é Teresa, uma menina com muita convicção e ingenuidade, pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino.

Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, a heroína organiza uma expedição e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos. Com uma vela na mão e na outra um mapa, Teresa aparece em cena com suas dúvidas e certezas, seus pensamentos e suas atitudes sobre as questões dos gêneros.

“Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. “Em O Menino Teresa, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades. Isso através de uma menina que irá subverter a ordem ao entrar no quarto dosmeninos”, completa.

Neste musical há somente mais uma personagem representada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que empunha uma guitarra, canta e ajuda a protagonista a entender o universo masculino. 

Após ser adaptada para a linguagem televisiva para gravação de especial veiculado na TV Cultura e ter virado série de oito episódios no suplemento “Folhinha” do jornal Folha de S.Paulo, a peça “O Menino Teresa” ganha sua versão em livro com o lançamento de “Os Mundos de Teresa”, de Marcelo Romagnoli, que é vendido depois das sessões.

As apresentações marcam também as comemorações de 10 anos do grupo, completados em 2014.

Serviço:

Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura: “O Menino Teresa” 
Local: teatro Castro Mendes. Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas. (19) 3272-9359
Data: 8 e 9 de agosto
Horário: 16h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: 5 anos

Foto: Andrea Pedro e Georgia Branco (divulgação)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura