arte_stilo_de_thomaz_perina.jpg
Cultura

Mostra em Campinas reúne trabalhos do artista plástico Thomaz Perina

Publicado em 25 de agosto de 2015

Obras produzidas pelo artista plástico campineiro Thomaz Perina (1921-2009) nas áreas de decoração, cenografia e design de interiores integram a mostra “Arte & Stilo” e permitem conhecer a sua versatilidade. A partir de quarta-feira, dia 26 de agosto, até 26 de setembro, a exposição poderá ser visitada gratuitamente na Stilo Decor, no bairro Ponte Preta, em Campinas.

Serão expostos 15 trabalhos em técnica mista que fazem parte do acervo do Instituto Thomaz Perina (ITP), de Campinas, responsável pela curadoria da mostra. Além dos projetos de decoração, a exposição apresenta estudos e paisagens produzidos durante as décadas de 1970 e 1980 pelo artista, um importante expoente da história das artes visuais do Estado de São Paulo, não somente pelas premiações que recebeu, mas, sobretudo pela pesquisa a que se dedicou e por sua singular contribuição a toda uma geração de artistas.

Especialmente na década de 1970, Perina desenvolveu uma intensa atividade como decorador, cenógrafo e designer, evidenciando-se como um dos pioneiros na decoração moderna em Campinas. Foi responsável pela decoração de muitos ambientes residenciais, comerciais e espaços públicos.

Em 1974, Perina esteve duplamente envolvido na inauguração do teatro José de Castro Mendes, na decoração do interior do novo teatro e na concepção dos cenários e figurinos do espetáculo de inauguração, a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. No ano seguinte, ele recebeu do então prefeito de Campinas, Lauro Péricles Gonçalves, a missão de “criar uma intervenção de impacto” para o design do interior do teatro do Centro de Convivência Cultural. Perina criou uma textura única, rendilhada e translúcida, através da qual a luz ampliava um espaço escultural por todo o ambiente.

Utilizadas com apurada técnica e amplo domínio do desenho, a perspectiva, as cores e a colagem nos estudos e projetos de Perina provocavam no espectador o vislumbre do ambiente concluído.

Sobre o ITP

O Instituto Thomaz Perina (ITP) é uma instituição cultural sem fins lucrativos, criado em 2005 para preservar e disponibilizar a obra do artista Thomaz Perina para pesquisa e apreciação. Além da preservação do acervo de obras do artista, o ITP tem desenvolvido e promovido ações voltadas a programas de Arte Educação, visando levar informação, conhecimento e cultura à pessoas que não têm acesso a esse conjunto de atividades e também oferecendo apoio e espaço a outros artistas e novos talentos, tornando-se assim, um polo cultural de excelência na cidade de Campinas. É patrocinado pela FEMSA, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. 

Serviço:

Mostra “Arte & Stilo” com obras de Thomaz Perina
Local: Stilo Decor. Av. Washington Luis, 402, Bairro Ponte Preta – Campinas. (19) 3213-0398 e 3395-6828
Data: de 26 de agosto a 26 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e sábado, das 10h às 13h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura