Voltar para o visitecampinas.com.br
raiff_dantas_barreto-.jpg
Cultura

Programa “Música Erudita Contemporânea” tem apresentações na CPFL Cultura em agosto

Publicado em 7 de agosto de 2015

A programação gratuita do projeto “Música Erudita Contemporânea” da CPFL Cultura, em Campinas, terá dois concertos especiais nos sábados, dias 8 e 22, sempre às 20h.

As apresentações dão sequência ao módulo “Os mundos de Mário de Andrade e a contemporaneidade”, que tem a curadoria da regente Simone Menezes e a proposta apresentar ao público algumas das principais obras das gerações de compositores influenciadas pelo pensamento do gênio modernista. Raïff Dantas Barreto (foto), principal violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Camerata Latino Americana, e Rogério Zaghi, pianista laureado em mais de vinte concursos nacionais e sul-americanos, levam o espectador a conhecer de perto três gerações de compositores influenciados pelo gênio modernista.

No primeiro concerto destacam-se testemunhas oculares como Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos, que começam a pensar a música clássica não mais como música clássica em si, mas como a música clássica brasileira. Este legado musical é passado adiante e influencia uma segunda geração de compositores, entre eles Camargo Guarnieri e César Guerra-Peixe. Nos dias atuais, a geração de Edmundo Villani-Cortês e João Linhares ainda é fortemente influenciada pela forma de pensar a música de Mário de Andrade.

No segundo concerto, dia 22, a CPFL Cultura recebe o convidado especial Claudio Cruz, primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes, regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Ele assume, ao lado de Gabriel Marin, violista do Quarteto Carlos Gomes, da Camerata Latino Americana e da Sinfônica da USP, uma série de desafios técnicos para a formação violino e viola, uma das menos exploradas na literatura camerística. Para este encontro foram escolhidas obras de três compositores com fortes raízes nacionalistas à la Mário de Andrade: Ernani Aguiar, Claudio Santoro e o temido Duo de Heitor Villa-Lobos.

Para introduzir o público ao universo dos duos, o concerto será aberto com o Clássico Duo, do compositor Francês Ignace Pleyel.

Serviço:

Programa “Música Erudita Contemporânea”
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas
Data: 8 e 22 de agosto
Horário: 20h
Entrada: gratuita – por ordem de chegada, a partir das 19h
Informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ Cultura