Cultura
Espetáculo solo de dança “Vale da Esperança” estreia na Unicamp
Publicado em 5 de setembro de 2016

Paisagens áridas, porém repletas de fé, mistério e celebração da vida são reveladas pela bailarina Mariana Floriano através do solo em dança contemporânea “Vale da Esperança”, resultado da pesquisa do Núcleo BPI (mpetodo Bailarino-Pesquisador-Intérprete), com direção de Graziela Rodrigues, que estreia nesta segunda-feira (5), às 19h, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O espetáculo segue com apresentações nos dias 6, 10 e 12 de setembro, com entrada gratuita.

“Vale da Esperança” conduz o espectador à poética existente nos ciclos de vida e morte. Embora fale de terras onde muitos dos meninos não chegam a vingar, a força de vida tecida pela fé e o afeto faz brotar o milagre do menino sobrevivente.

O processo de desenvolvimento desse trabalho contou com pesquisas de campo em manifestações brasileiras que carregam a figura do boi em seu festejo ou lida, tais como: Bumba-meu-boi (Maranhão), Boi-Janeiro (Minas Gerais) e Boiadeiros do Mato Grosso do Sul. Mariana esteve no Vale do Jequitinhonha (SP), São Luiz do Maranhão e Pindaré Mirim (MA) e Boiadeiros (MS), sendo alguns desses lugares já pesquisados pela diretora Graziela Rodrigues na década de 1980 e revisitados agora por Mariana Floriano.

O espetáculo traz a aridez de uma mulher que tem a lembrança no corpo de um filho perdido. No retorno de uma longa caminhada cercada de bois, a mulher redescobre as terras secas que enterram os meninos mortos de fome, mas que também revelam os meninos cheios de vida. A mulher desvela a força e a devoção para manter a esperança de que é possível, mesmo em terras secas, gerar um lugar de sobrevivência para os meninos miúdos. É feita uma promessa: fazer um boi. E promessa é firmada com dança. O roteiro traz minúcias do mito do boi, através de suas simbologias. A obra é, acima de tudo, um brado para os meninos vingarem.

“Vale da Esperança” foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural 2015 (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Serviço:

Espetáculo de dança “Vale da Esperança”

05 e 06/09
Local: Sala 6 Departamento de Artes Corporais Unicamp. Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo – Campinas
Horário: 19h
Entrada: gratuita

10/09
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo – Campinas
Horário: 10h
Entrada: gratuita

12/09 
Local: Sala 6 Departamento de Artes Corporais Unicamp. Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo – Campinas
Horário: 13h
Entrada: gratuita

Foto: João Maria (divulgação)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura