Cultura
Mostra “Na Lona” traz programação de peças teatrais gratuitas em Hortolândia
Publicado em 1 de dezembro de 2016

A 5ª Mostra de Teatro de Hortolândia “Na Lona” será realizada entre os dias 1º e 11 de dezembro com programação de espetáculos para adultos e crianças.

O evento é realizado em conjunto pela prefeitura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia. de Teatro São Genésio, e nesta edição contará com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, por meio da “Revirada Cultural”.

A maioria dos espetáculos terá apresentação no Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos e os trabalhos são de companhias da Região Metropolitana de Campinas, de Limeira e de Belo Horizonte. 

O evento ocorre normalmente no mês de agosto, mas foi remanejado para dezembro em virtude das eleições municipais este ano.  

Programação adulta:

Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos

04/12, às 18h00 – “Mujeres violentas” – A Boa Companhia (Campinas):
Definido como uma “perfo-conferência”, o espetáculo traz como tema a violência contra a mulher, misturando teatro, dança e palestra.

07/12, às 20h00 – “De cenouras a macacos” – Grupo Peripatéticos (Americana)
A peça metalinguística propõe uma reflexão sobre a corrupção. A história é sobre um diretor de teatro fracassado que tenta a todo custo montar um espetáculo cujo tema é a corrupção no Brasil, estrelada por uma atriz que sonha em se tornar uma grande estrela. Quem também entra em cena é um homem da Armênia que se diz ser honesto.

08/12, às 20h00 – “Amana, histórias que contam mulheres” – Coletivo Amana (São Paulo)
Tomando como premissa o universo feminino, três mulheres sentam-se em círculo para contar e compartilhar suas histórias e vivências pessoais. O espetáculo é baseado no livro “Mulheres que correm com os lobos”, da autora e psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés.

09/12, às 20h00 – “Berlim: dois corpos à procura” – Karma Cia. de Teatro (Itajaí)
O espetáculo conta a jornada de dois homens que buscam um lugar ideal onde tenham liberdade de se amar e ser como são. Por meio da história, o espetáculo aborda os temas homofobia, intolerância e violência. Unindo teatro com a linguagem da dança contemporânea, o espetáculo tem como fonte de referência o filme “Felizes Juntos”, do cineasta chinês Wong Kar-Wai.

10/12, às 20h00 – “Apague a luz, amor!” – Companhia Tempo Teatral (Comtemte) (Campinas):
A peça é protagonizada por um casal, Terceu e Selma, que já sente o desgaste na relação após tantos anos vivendo juntos. Para voltar a ter um casamento feliz, eles buscam se reaproximar. Os dois personagens são os mesmos de outro espetáculo encenado pela companhia intitulado “A Última Página”.

Programação infantil:

03/12, às 10h00 e 16h00 – “Menino do tempo” – Cia. Cor de Teatro (Campinas)
Ao descobrirem um relógio mágico contador de histórias, três primos se transformam em personagens do conto “A menina e o pássaro encantado”, de Rubem Alves. Ao longo da história, eles descobrem como lidar com sentimentos como separação e saudade.

20h00 – “As pelejas de Severino em busca do Boi Sovaco” (foto) – Canoa Encantada Teatro de Animação (Hortolândia/SP): 
Inspirado na literatura de cordel, o espetáculo de teatro de animação conta as aventuras do vaqueiro Severino Lombo Cansado, que entra nas terras do temido Capitão João Redondo em busca de um boi perdido. Mas o vaqueiro não sabe: as terras do capitão são assombradas pelo fantasma do Jaraguá Encantado.

Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos

04/12, às 10h00 e 16h00 – “Pinocchio Olhos de Madeira” – Cia. Arte Móvel (Santa Bárbara D’Oeste):
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Baseado no clássico conto do italiano Carlo Collodi, o espetáculo utiliza técnicas como teatro de sombras, transparências, fantoches e marionetes. A história é narrada do ponto de vista do protagonista.

08/12, às 10h00 e 14h00 – “A fantástica floresta” – O Trem (Belo Horizonte):
Local: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim
A história é ambientada em um mundo fantástico, onde um menino parte em busca do avô que se perdeu na floresta. Carregando um apito, o garoto segue pistas e durante a jornada encontra animais, com os quais conversa. O espetáculo é interativo e aborda temas como fauna e flora. O objetivo é conscientizar as crianças sobre valores ecológicos e preservação do meio ambiente.

09/12, às 10h00 e 14h00 – “A fantástica floresta” – O Trem (Belo Horizonte):
Local: Emef Salvador Zacharias Pereira Junior

10h00 e 14h00 – “A princesa e a ervilha” – Engenhosa Cia. de Teatro (Campinas)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Nina é uma menina que usa a imaginação para dar vida aos seus brinquedos para contar uma história. O espetáculo aborda questões como relações humanas e o amor, utilizando músicas, mímica e linguagem clownesca.

10/12, às 16h00 – “A cigarra, a formiga e a tal joaninha” – Grupo Já de Teatro (Jaguariúna)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
O espetáculo recria a conhecida fábula “A cigarra e a formiga” para abordar temas como preconceito, convívio em harmonia com a diversidade e a importância da cultura brasileira. Na história, Clarice é uma joaninha que mora na floresta. Um dia, ela fica doente e não pode sair para brincar com seus amigos. Para entretê-los, a joaninha decide contar uma história.

11/12, às 16h00 – “O jardim secreto” – Cia. Teatral Pelo de Gato Preto (Limeira)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Publicado em 1911, “O jardim secreto” é o livro mais conhecido da autora britânica Frances Hodgson Burnett. A obra já foi adaptada para o cinema em 1993. A história é sobre a menina Mary Lenox, de 10 anos, cujos pais morrem numa epidemia de cólera na Índia. A menina vai para a Inglaterra morar com seu tio e tutor, Lord Craven, que vive numa mansão com mais de 600 anos. Lá, Mary se sente sozinha, mas, por meio da criada Martha, faz amizade com o jardineiro Ben e com um sabiá laranjeira. O pássaro mostra para ela a chave de um jardim que está trancado há mais de 10 anos. Ao entrar no jardim, várias mudanças acontecem na vida de Mary.

Serviço:

Mostra de teatro de Hortolândia “La Lona” 2016
Locais:
Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos. Av. São Francisco, 1417, Vila Real Continuação (dentro do supermercado Pague Menos) – Hortolândia
Emef Salvador Zacharias Pereira Junior. Av. Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo – Hortolândia
Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim. Rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro- Hortolândia
Data: de 1º a 11 de dezembro
Entrada: gratuita – Retirada dos ingressos deve ser feita na hora, por ordem de chegada. 
Mais informações: nalona.com.br/2016

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura