Cultura
Comunidade Jongo Dito Ribeiro promove “Arraial Afro-Julino” no fim de semana
Publicado em 5 de julho de 2017

O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas, é a maior festa organizada pela sociedade civil na cidade e região, de acordo com os organizadores, com a participação de cerca de cinco mil pessoas. A festa julina de culturas afro-brasileiras ocorre sempre no segundo sábado do mês de julho. Em 2017, será no dia 8, começando às 12h, e segue até ás 6h do domingo (9), em um total de 18h de festa. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos ou o valor de R$ 10.

A Fazenda Roseira abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro do estado de São Paulo. O 14º Arraial Afro-Julino da entidade inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro. A programação reúne jongo, samba, maracatu, bateria, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos juninos, vestuários e artesanato.

Vão se apresentar na festa os grupos Urucungos, Bateria Alcalina, a cantora Aureluce Santos, grupos Ilú Oba de Min, Forró Mandaçaia, Forró Quixaba, Jongo do Tamandaré, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, DJs Barata, JP, Chakal, Taynara, Mariana Boaventura, entre outras atrações.

O 14º Arraial Afro-Julino é patrimônio cultural imaterial de Campinas. O evento integra o calendário oficial turístico do Estado de São Paulo e abre as comemorações de aniversário de Campinas, celebrado em 14 de julho. Segundo os organizadores, será o último ano no formato de ‘virada’ da festa, das 12h do sábado às 6h do domingo.

Serviço:

Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira. Rua Domingos Haddad, n° 1, em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda – Campinas
Data: 8 de julho
Horário: a partir das 12h do sábado (8) até a manhã do domingo (9)
Entrada: 2kg de alimento não-perecível ou o valor de R$ 10. Os alimentos serão doados para o banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas
Programação completa: fazendaroseira.blogspot.com.br

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura