Cultura
Núcleo de Samba Cupinzeiro apresenta novo DVD no Sesc Campinas
Publicado em 27 de julho de 2017

Finalizando as comemorações de 15 anos do Núcleo de Samba Cupinzeiro, de Campinas, o grupo apresenta no Sesc o show de lançamento do DVD “Marejante”, nesta quinta-feira, 27 de julho, às 20h30.

“Marejante” propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do Sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de capoeira em vários estados do Nordeste. O argumento parte deste elo musical entre os dois estados.

O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do Nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupinzeiro compostas para este show. O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado: do acompanhamento em formação de regional ao violão e voz; do sanfoneiro aos caminhos do samba.

Mais sobre o Cupinzeiro

O Núcleo Cupinzeiro é um coletivo de músicos que trabalha com pesquisa e criação voltadas para a tradição do samba. Desenvolve atividades que incluem diversos aspectos do fazer musical: shows, rodas e oficinas, nos quais apresenta um pouco da memória do samba sob novas interpretações e arranjos, mantendo sempre diálogos vivos com a tradição.

Para as criações artísticas o grupo já teve como inspiração o samba paulista, as tradições do samba rural em Campinas e em sua mais recente pesquisa trabalha com as influências da música do Nordeste na tradição musical do samba no sudeste. Durante os 15 anos de existência em Campinas, realizou uma série de atividades voltadas para a cidade, dentre elas o Bloco do Cupinzeiro, pelo qual já recebeu a Medalha Carlos Gomes. Ganhador de diversos prêmios e editais, neste ano de 2016 realizou 12 apresentações na Europa, circulando por cidades de Portugal e em Paris.

Serviço:

Show: Núcleo Cupinzeiro – “Marejante”
Local: Sesc. Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 27 de julho
Horário: 20h30
Entrada: entre R$ 5 e R$ 17
Vendas: no portal sescsp.org.br e na bilheteria da unidade

Foto: Maycon Soldan (divulgação)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura