Cultura
Estação Cultura recebe exposição fotográfica “Faces da Paz”
Publicado em 16 de fevereiro de 2018

A mostra coletiva fotográfica “Faces da Paz” será realizada na Estação Cultura, em Campinas, reunindo 26 imagens de fotógrafos e fotógrafas com seus olhares sobre as questões que permeiam a cultura de paz. A abertura será no dia 24 de fevereiro e segue aberta para visitação até 4 de março. A entrada é gratuita.

A organização e a curadoria da exposição é de Fabiana Ribeiro, também fotógrafa. Ela explica que as fotografias nas dimensões 45×30 centímetros trazem o olhar peculiar captada através das lentes dos profissionais. “São imagens do fotojornalismo preciso de Leandro Ferreira, Edu Fortes e Maycon Soldan; as imagens construídas e contemporâneas de Rhelga Westin e Fabio Barella; o olhar da amplidão de Carlos Bassan; a suavidade e delicadeza de Denise Maher e o olhar questionador e forte de Sandra Lopes”, comenta.

Segundo Fabiana, a exposição também traz a “fotografia documental, militante e engajada de Neander Heringer, Oliveira França, Cintia Antunes e Fabiana Ribeiro; a poesia reflexiva de Roniel Felipe e grito questionador de Ricardo Pontes e a nova geração de profissionais da fotografia com o olhar de Bruna Marino e a jovem novata Alice Salles”.

A curadora acrescenta que o espaço ocupado pelas mulheres da fotografia, na mostra, em um número equivalente aos profissionais do sexo masculino, segue também princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo que, segundo a Unesco, fundamenta a chamada “Cultura de Paz”. Algumas das fotógrafas também fazem parte do coletivo de fotógrafas “Carolinas”, que tem atuado pelo empoderamento das mulheres na fotografia.

A mostra também ressalta a importância em reduzir as desigualdades e tentar erradicar a pobreza, lutando para atingir um desenvolvimento sustentado e o respeito pelos direitos humanos, reforçando as instituições democráticas, promovendo a liberdade de expressão, preservando a diversidade cultural e o ambiente.

Serviço:

Mostra de fotografias “Faces da Paz”
Local: salas expositivas da Plataforma da Estação Cultura. Praça Mal Floriano Peixoto, Centro (estacionamento gratuito pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial) – Campinas
Data: de 24 de fevereiro a 4 de março
Horário: abertura às 10h. Visitação, de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Entrada: gratuita

Fotos: Carlos Bassan e Leandro Ferreira (divulgação)
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura