circuito_cpfl_parklet_musical_-.jpg
Cultura

“Parklet Musical” traz shows gratuitos para Campinas

Publicado em 27 de fevereiro de 2018

O “Circuito CPFL Parklet Musical”, uma série de shows de bandas independentes em cima do 1º Parklet Móvel da América Latina, vai começar em Campinas. O projeto circulará por 33 cidades do interior do Estado de São Paulo entre final de fevereiro e 29 de abril. Incentivado pelo ProAC, é uma das atrações da comemoração aos 15 anos do Instituto CPFL, em realização com a Aurora Documenta. Em Campinas, a abertura será nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 11h30, com a banda Guegué, na frente do próprio Instituto.

Liderado pelo baterista, percussionista e produtor Guegué Medeiros, o grupo toca canções autorais e sucessos de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Dominguinhos & Gilberto Gil, Jacob do Bandolin, entre outros.

No dia seguinte, 1 º de março, a primeira cidade do projeto recebe mais dois shows, que ocorrem no Centro de Convivência Cultural: os duos Ricardo Henrique & Helder Pinheiro (às 16h30) e Lucas Madi & Paulo Ohana (às 18h30). A primeira dupla de violonistas formados pela Unicamp toca um repertório brasileiro dos séculos 20 e 21. Já o segundo time de violonistas toca canções autorais influenciadas pelo universo harmônico do Clube da Esquina.

A proposta do projeto é democratizar o acesso à cultura e fomentar produções de artistas locais. Serão mais de 35 apresentações gratuitas de diferentes gêneros musicais, cada uma em um município e com um grupo diferente. Ao final dos dois meses, a carreta terá percorrido mais de 2.500 km.

A ideia é incentivar a convivência dos moradores dessas cidades no espaço público, apresentando novas opções de lazer e contribuindo para sua formação cultural. A iniciativa valorizará sobretudo a música brasileira, com um repertório que pode ir do instrumental ao popular.

O parklet móvel é uma novidade da Soul Urbanismo. Ele funcionará como um palco e será equipado com bancos, floreiras, mesas e/ou cadeiras para que as pessoas possam ocupar uma área originalmente destinada aos automóveis. Aliando funcionalidade e sustentabilidade, o espaço também terá um sistema de captação de água pluvial para autoirrigação de sua vegetação; painéis de energia fotovoltaica para alimentar tomadas, entradas USB e iluminação de LED; paraciclo; bomba de ar para calibrar pneu de bicicleta; lixeira e paradog.

A carreta se adapta ao nível de cada calçada por meio de um sistema de suspensão a ar. Enquanto estiver estacionado nas cidades, antes e depois dos shows, a praça sobre rodas estará disponível para o uso livre da população.

Programação:

28/02, das 11h30 às 13h00 – Parklet Musical com o músico Guegué
Local: Instituto CPFL. Rua Jorge Figueiredo Correa, 1632 – Campinas

01/03
16h30 – Ricardo Henrique e Helder Pinheiro
18h00 – Lucas Madi e Paulo Ohana
Local: Centro de Convivência Cultural. Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí – Campinas

29/04
18h30 – Trio Dona Zefa
Local: CEU Florence. Rua Lasar Segall, 110, Jardim Florence – Campinas

Serviço:

“Circuito CPFL Parklet Musical”
Mais informações: institutocpfl.org.br/agenda/

Foto: Bruno Motta (divulgação)
Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura