Carros
Mercedes-Benz e o novo CLA
Publicado em 28 de janeiro de 2014

A Mercedes-Benz acaba de apresentar o CLA 200 Turbo 1st Edition. Trata-se de uma edição especial de lançamento, com boa gama de equipamentos. O novo integrante da geração de compactos estabelece uma nova categoria. Afinal, estamos falando de um coupé de quatro portas com design arrojado. Ele está equipado com motor 1,6 litro turbo com 156 cavalos de potência e 250 Nm de torque, injeção direta de combustível, sistema ECO start/stop e transmissão robotizada de dupla embreagem 7G-DCT com sete marchas. O CLA faz parte de uma família de carros compactos onde estão inseridos o Classe A e B, além de um futuro modelo que será batizado de GLA.

O CLA chega com linhas mais agressivas e dinâmicas, focando um cliente mais jovem e fashion. Outro diferencial é que o desenvolvimento do CLA garantiu a ele o menor coeficiente aerodinâmico do mundo entre veículos produzidos em série de apenas 0,23. Isso é fundamental para a eficiência dinâmica e economia de combustível.

O CLA faz parte de uma nova era na história da Mercedes-Benz. Pra começar, a ausência das guias dos vidros em todas as portas, dão um visual inconfundível.

Os faróis são do tipo bi-xenônio e os LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico criam um efeito marcante. O estilo esportivo também pode ser visto na lateral, ressaltado pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

As lanternas, dispostas em forma de flecha, contam com iluminação tipo Full Led, ou seja, luzes de lanterna, freio, setas e até de ré usam leds de alta eficiência.

Outro item de destaque é o grande teto solar panorâmico deslizante. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira.

O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato. O display com 17,8 cm no centro do painel permite visualizar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming.

Outro item interessante é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência totalmente elétrico proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado.

A segurança passiva assegurada por sete airbags. Além dos dois dianteiros, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista.

O CLA 200 Turbo 1st Edition está equipado com o mesmo sistema de powertrain, presente no Classa A e B. Trata-se de um motor 4 cilindros em linha, turbo alimentado de 16 válvulas. Sua potência máxima é de 156 cavalos (à 5.300 RPM). O torque máximo é de 250 Nm entre 1.250 – 4.000 rpm. Isso garante ótima agilidade no trânsito urbano. A aceleração 0-100 km/h acontece em 8,5 segundos. E a velocidade máxima é de 223 km/h. Outra curiosidade é que o carro utiliza pneus do tipo Runflat medida 225/40 R18. Eles podem rodar mesmo furados, por uma distância de até 100 km. Em velocidade máxima de 80 km/h. O CLA não tem estepe.

Mesmo sendo um carro de proposta esportiva, o porta-malas é generoso, com capacidade para até 470 litros.

O CLA 200 Turbo 1st Edition chega à rede de concessionários no Brasil por R$ 150 mil.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carros