benilton_bezerra_jr.jpg
Eventos

Café Filosófico de agosto debate preconceito e diversidade

Publicado em 5 de agosto de 2015

Tendo a participação de Laerte Coutinho (foto) como um dos destaques, o Café Filosófico da CPFL Cultura, em Campinas, promove debates sobre preconceito e diversidade às sextas-feiras de agosto, dias 7, 14, 21 e 28. Os encontros, sempre às 19h, têm entrada gratuita e transmissão online ao vivo.

Os debates do módulo “Diversidade humana: o valor das diferenças em um mundo compartilhado” tem a curadoria do psicanalista e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Benilton Bezerra Jr., que abre a série de encontros no dia 7 com uma palestra sobre a construção da identidade e os avanços para o reconhecimento do valor da diversidade humana na sociedade.

“Para construirmos uma sociedade aberta, livre e tolerante é preciso identificar nossos preconceitos mais arraigados, problematizar nossos valores éticos e estéticos, nossas noções de certo e errado, de normal e patológico, de diferente e deficitário”, afirma o curador. “Só com a identificação dos nossos preconceitos poderemos reconhecer o valor da diversidade na construção de um mundo efetivamente compartilhado, um mundo em que a pluralidade de crenças, tradições, estilos de vida, formas corporais, modos de organização subjetiva individual, relacionamento pessoal, práticas sexuais, laços de família, etc., possa ser percebida como expressão da riqueza da experiência humana”, complementa.

“Raça e racismo no Brasil contemporâneo” é tema do encontro da semana seguinte, dia 14, com o jornalista Carlos Medeiros. No terceiro debate, no dia 21, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Izabel Maria Maior fala sobre “Deficiência e Diferenças”. Laerte Coutinho, cartunista da Folha de S.Paulo, encerra o módulo com a palestra “Gênero e sexualidade: a vida além do rótulo”, no dia 28 de agosto.

Serviço:

Café Filosófico: “Diversidade humana: o valor das diferenças em um mundo compartilhado” 
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000 
Datas: 7, 14, 21 e 28 de agosto
Horário: 19h
Entrada: gratuita – por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas limitadas
Classificação etária: 14 anos
Transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo

Foto: Claudia Ferreira (divulgação)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Eventos