Voltar para o visitecampinas.com.br
jaime_lerner.jpg
Eventos

Jaime Lerner participa de debate no “Invenção do Contemporâneo” da CPFL Cultura

Publicado em 10 de agosto de 2015

O arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner abre a programação da semana na CPFL Cultura, em Campinas, com um debate sobre “O protagonismo das cidades frente às mudanças climáticas: abordagens inovadoras e humanas”, nesta quarta-feira (12), às 15h. O encontro é parte da série do programa “Invenção do Contemporâneo”. O evento será aberto ao público e terá transmissão online.

O debate faz parte da série de programas sobre os caminhos para o novo acordo global para o clima da Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas (Cop21) de Paris, que será realizado no fim do ano. A seis meses do encontro, o tema mobiliza o engajamento de diversos líderes internacionais. Em sua mais recente encíclica, divulgada em junho, o papa Francisco classificou as estratégias contra o aquecimento global de “urgentes e inadiáveis”. O dano contínuo à natureza, segundo o pontífice, é um “um pequeno sinal de crise ética, cultural e espiritual da modernidade” e exige uma “corajosa revolução cultural” em todo o mundo.

Na mesma linha, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse recentemente que as mudanças climáticas são uma questão de segurança e aumentam o risco de instabilidade e de conflitos em todo o mundo. “A ciência é indiscutível. O planeta está esquentando. Negar o aquecimento e se negar a fazer algo a respeito é por em risco a nossa segurança nacional”, afirmou Obama.

O assunto sensibiliza também a cúpula da ONU. “A mudança climática ameaça a atual geração, assim como as gerações vindouras. As atividades humanas são a causa dominante da alteração climática. Não podemos culpar a natureza”, afirmou o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon.

Mais sobre Jaime Lerner

Referência mundial em planejamento urbano, o arquiteto tem no currículo três mandatos à frente da Prefeitura de Curitiba e dois como governador do Paraná. Em sua passagem pela prefeitura, transformou a capital paranaense na “capital verde do Brasil”. Recentemente a Economist Intelligence Unit elegeu Curitiba como a cidade mais verde da América Latina.  

Serviço:

Debate: “Invenção do Contemporâneo” com Jaime Lerner
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: 12 de agosto
Horário: 15h
Entrada: gratuita – por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas limitadas
Transmissão online através do site cpflcultura.com.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ Eventos