fashion-revolution-.jpg
Eventos

Movimento internacional “Fashion Revolution” chega a Campinas

Publicado em 11 de abril de 2016

Movimento internacional criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto, o “Fashion Revolution” chega a Campinas nesta sexta-feira (15) e sábado (16), trazendo uma variada programação de palestras, debates e oficinas com profissionais envolvidos com o tema, e com entrada gratuita. No dia 15, as atividades ocorrem na Livraria da Vila do Galleria Shopping. Já no dia 16, oficinas ligadas à moda sustentável e ao slow fashion serão realizadas nas escolas Rubbo e Que Chuchu!.

O movimento, que reúne mais de 80 países para perguntar “Quem fez minhas roupas?”, acredita em uma indústria da moda que valoriza e respeita as pessoas, preserva o meio ambiente, promove criatividade e inovação e distribui riquezas em medidas justas. A sua missão é sensibilizar e conscientizar a sociedade para tornar estas crenças realidade.

Empresas atuantes e com posicionamento ligado à sustentabilidade são as responsáveis por trazer a questão também para Campinas e região. São elas a Tendere, a Butique de Cursos Ana Vaz, a Rubbo Escola de Moda e Manualidade, a Entrelinhas Consultoria, a Que Chuchu! Moda Vintage, a Estilize-se e a Amanda Moré Consultoria de Estilo Pessoal.

O “Fashion Revolution” foi criado pelas ativistas e designers pioneiras em moda sustentável, Carry Somers e Orsola de Castro, após a tragédia que ocorreu há três anos em Bangladesh e que abalou o mundo. No dia 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza, que abrigava diversas confecções de roupas (muitas produziam em larga escala para renomadas marcas globais) desabou, causando a morte de 1.133 trabalhadores e deixando outros 2.500 gravemente feridos. O movimento transformou a data em um marco, uma vez que catástrofes sociais nas cadeias de fornecimento da moda persistem em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. 

Programação do “Fashion Revolution” em Campinas:

15/04
Livraria da Vila do Galleria Shopping

13h00 – Início das inscrições no local
14h00 – Abertura
14h10 – palestrante 1: Rosangela Rubbo – “A costureira”
14h30 – palestrante 2: “Produção Consciente e/ou Sustentável” 
14h50 – palestrante 3: Eduardo Vilas Boas – “Sustentabilidade através do VisualMerchandising”
15h10 – Debate com os palestrantes
15h30 – Intervalo 
15h50 – apresentação vídeo TED – “Wearing nothing new” – de Jessi Arrington

Mesa de debates: “Consumo consciente é ter consciência de si próprio” – mediadora Fernanda Junqueira (Entrelinhas)
16h00 – Brígida Cruz (Que Chuchu)
16h20 – Tatti Marques (Entrelinhas)
16h40 – Katy Garcia (Estilize-se)
17h00 – Debate entre as comunicadoras entre si e com o público mediado pela Fernanda Junqueira (Entrelinhas)
17h20 – Finalização dos trabalhos
17h20 – Inscrições para as oficinas do dia seguinte.

16/04
Brechó Que Chuchu / Barão Geraldo

Oficina – customização com estamparia artesanal
É preciso levar material: Tinta tecido, pincel, Eva, cola para artesanato e uma peça de roupa.
Horários: 11h e 14h30
Vagas: 10 vagas por horário 

16/04
Escola Rubbo / Jardim Okita – Campinas

Oficina da Rubbo/Entrelinhas Consultoria – Processo criativo na transformação de peças
A oficina terá como tema principal a importância do processo criativo na  transformações de peças, criando novos significados para trazer essas peças de  volta ao uso cotidiano. É preciso levar material: peças-problemas que gostariam de dicas de como usar e/ou customizar. 

10h00 – Entrelinhas: levará algumas peças já transformadas para mostrar como se deu o processo criativo utilizado e maneiras de fazer e usar essas peças.
10h30 – Rosangela Rubbo falará das principais técnicas de costura e modelagem necessárias para que essas transformações ocorram
11h00 – Oficina: – avaliação sobre as peças de cada um dos participantes, levantamento de problemas e soluções (cada um irá apresentar suas peças-problemas, pedido no momento da inscrição);
– possíveis transformações, tendo visto o problema da peça, biotipo da participante, informações de moda; e tipos de modelagem, tipo de costura e/ou customização.
13h00 – finalização da oficina.

Vagas: 15 

Serviço:

“Fashion Revolution”
Locais: Livraria da Vila do Galleria Shopping. Rod. Dom Pedro I, 131.5, Jardim Nilópolis – Campinas / Brechó Que Chuchu. Rua Francisco Andreo Aledo, 9, Barão Geraldo – Campinas / Escola Rubbo. Av. José Gabetta, 94, Jardim Okita – Campinas
Data: 15 e 16 de abril
Horário: sexta, a partir das 13h; sábado, a partir das 10h
Entrada: gratuita. As inscrições para o evento na Livraria da Vila poderá ser feita no local, assim como para as oficinas no dia seguinte
Informações: contato@entrelinhasconsultoria.com.br e vivian.berto@tendere.com.br 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Eventos