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O marketing e suas aplicações

Publicado em 6 de dezembro de 2016

Por Bruno Neves

Vivemos um momento da economia brasileira em que há quase 12 milhões de pessoas em situação de desemprego. A única maneira de reverter isso é mostrar-se preparado diante das oportunidades que surgem, destacando-se em meio à concorrência. Um bom profissional deve estar sempre atualizado, especialmente quando a vaga em questão for da área de marketing. Neste setor, o job description pode exigir que o profissional tenha noções de administração, pesquisa, planejamento, estatística, inteligência de mercado, finanças, B.I. e até mesmo programação. As empresas exigem cada vez mais profissionais híbridos e capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Philip Kotler, considerado o maior especialista em marketing, define o segmento como a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos por meio de troca (KOTLER, 2003). Uma troca que envolve, na maioria dos casos, dinheiro por um produto e/ou prestação de serviços.

Sentimos, muitas vezes, os reflexos de uma crise na economia quando notamos o corte da verba investida pelas empresas no departamento de marketing. Essa prática, contudo, pode revelar-se equivocada, já que os profissionais de marketing são responsáveis, dentre outras coisas, pelo planejamento das ações que deverão ser feitas pelas empresas para tentar contornar a crise. É esse departamento que mensura todo o mercado de atuação, seus pontos fortes, fragilidades e outras questões que poderão ajudar a companhia a sair desse momento difícil.

O profissional deve estar atento às mudanças nos hábitos de seu cliente, ajustando sua estratégia ao cenário do país. Nesse caso, além de um estudo detalhado sobre novos hábitos de consumo, é indicada também uma imersão nas infinitas possibilidades de investimento, especialmente no meio digital. É possível, por exemplo, realizar investimentos digitais a partir de R$ 50, impactando diretamente o público-alvo. Tendo conhecimento de mercado, além das possibilidades mais indicadas de investimento, o profissional pode transformar um problema em oportunidade.

A cada dia surgem novos conceitos que se revelam excelentes possibilidades de reciclagem profissional e ótimas opções de marketing para as empresas. Através do inbound marketing, por exemplo, cria-se conteúdo diferenciado para atrair o cliente e, após essa atração, é possível realizar uma série de ações de relacionamento. O neuromarketing é outra estratégia bastante assertiva, especialmente por medir a conexão emocional criada por uma marca e o impacto que ela causa em nossa memória, mostrando assim o grau de associação existente.

Ao longo dos anos, o marketing teve de se reinventar, especialmente diante do principal desafio presente: os consumidores deixaram de receber informações, conteúdos ou comprar produtos de maneira passiva, tornando-se formadores de opinião.

Ainda no segmento, ganham força outros conceitos como o marketing em tempo real, aplicado especialmente para monitorar o que os consumidores fazem nas mídias sociais, e conversational commerce, que utiliza inteligência artificial para entregar uma experiência inovadora em prestação de serviços para o usuário. É fundamental para uma gestão comunicacional bem-sucedida que o profissional se mantenha a par das novidades e busque referências sobre todos esses conceitos, para saber diferenciá-los e aplicá-los da melhor maneira.

O profissional de comunicação deve ser capaz de determinar e gerenciar um conjunto de ações, aplicando as estratégias necessárias para os objetivos do negócio. Mas, acima de tudo, deve ser um líder. Compõem os requisitos de um bom gestor a capacidade de administração, de solução de problemas e a objetividade, principalmente nos dias atuais. Quando falamos, por exemplo, sobre mídias digitais, é fundamental que o profissional seja capaz de analisar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos estratégicos.

Independentemente do tipo da área de operação do negócio, a liderança será a base para o desenvolvimento de antigas e novas habilidades, que serão ferramentas para um gerenciamento de sucesso. Cabe ao profissional desenvolvê-las, reunindo os conhecimentos necessários e tornando-se indispensável neste ambiente competitivo e de alta rotatividade.

Bruno Neves é professor do curso de Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac Campinas.

Serviço:

Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
Este curso prepara o profissional para identificar necessidades e/ou problemas que demandem soluções de comunicação em mídias digitais, conceber as estratégias de comunicação e planejar ações adequadas às diferentes demandas do mercado, coordenar as equipes envolvidas, identificar tendências e oportunidades de inovação. O curso inova ao preencher as lacunas dos cursos comumente existentes no mercado de caráter informativo e curtíssima duração ou essencialmente conceituais.
Local: Senac. Rua Sacramento, 490, Centro – Campinas
Data: de 11 de março de 2017 a setembro de 2018
Mais informações e inscrições: sp.senac.br/campinas

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