Eventos
Calçadão da 13 de Maio recebe projeto “Ouvimos Histórias de Vida” neste sábado
Publicado em 12 de julho de 2017

O projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, da associação Griots – Contadores de Histórias, de Campinas, chega à sua 11ª edição com o objetivo de dar atenção à voz da população, a qual tem seus anseios, sonhos e planos e muitas histórias para contar, mas, quase sempre, ninguém para ouvir. Neste sábado (15), as equipes de voluntários do Griots vão estar das 9h às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no calçadão da 13 de Maio, no Centro. Durante a ação, muitos poderão compartilhar suas alegrias, dores e histórias com os voluntários ouvintes.

O projeto nasceu como um ‘braço’ da associação Griots – Contadores de Histórias, entidade que há 14 anos atua de forma lúdica, levando alegria e conforto emocional aos pacientes hospitalizados, de Campinas e entorno. Assim, a ideia do projeto, surgiu após os voluntários perceberem a aflição dos acompanhantes de pacientes internados, que gostavam das histórias ouvidas, mas que tinham muito a dizer sobre as suas próprias.

O “Ouvimos Histórias de Vidas” é realizado duas vezes ao ano em períodos específicos, uma no mês de aniversário do município de Campinas e a outra no fim do ano.

Antes de saírem às ruas para ouvir a população, os voluntários ouvintes participam de toda uma fase preparatória, para que sejam orientados de como proceder em diversas situações referente a escutatória pública. Assim, após o trabalho realizado, os voluntários fazem uma nova reunião de pós escutatória, em que refletem sobre o que foi dito e dividem entre si suas experiências, melhorando dessa forma, o trabalho voluntário realizado em diversos hospitais da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Griot, em francês, significa contador de histórias. Na África, são chamados de Dieles – sangue, força vital, e tornou fonte de inspiração para a escolha do nome da associação campineira, que hoje é credenciada pelos hospitais Boldrini, Mário Gatti, Celso Pierro, HC da Unicamp e Lar dos Velhinhos, além de Unidades de Saúde das cidades adjacentes como, Mogi Guaçu, Sumaré, Hortolândia, Itatiba, Jundiaí, Jaguariúna, Mogi Mirim, Itapira e Indaiatuba. Atualmente, são 150 griots espalhados que levam histórias aos pacientes dos 14 hospitais da RMC.

Serviço:

Projeto “Ouvimos Histórias de Vida” – grupo Griots
Local: frente à Catedral Metropolitana de Campinas – calçadão da Avenida 13 de maio, Centro – Campinas
Data: 15 de julho
Horário: das 9h às 12h
Inscrições para voluntários: contato@griots.org.br
Informações: (19) 3232-5018

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Eventos