Voltar para o visitecampinas.com.br
Eventos

Alpinista campineiro e prefeitura lançam projeto “Escalada”, que vai levar a atividade para espaços públicos e escolas

Publicado em 19 de março de 2019

Foi lançado em Campinas nesta terça-feira, 19 de março, o projeto “Escalada”, que vai levar a prática para escolas, parques e praças da cidade.

A realização do projeto é uma parceria entre o alpinista Rodrigo Raineri e a prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Educação e a Sanasa. O objetivo é fomentar o esporte entre os jovens e divulgar a escalada esportiva, esporte demonstração nas Olimpíadas de 2020.

Uma parede com obstáculos para a prática de escalada percorrerá escolas, parques, bosques e outros locais públicos da cidade. Ela é montada sobre a carreta e uma equipe de professores especialistas deslocam, montam e ministram as aulas teóricas e práticas sobre a Escalada Esportiva. É erguida por um sistema de pistões, auto-portante e operada por professores altamente qualificados. O sistema de segurança é feito mecanicamente, no topo da parede, através dos mais seguros equipamentos disponíveis no mercado mundial. É feita em resina, tem 6,5 metros de altura e possibilita a escalada de até duas pessoas ao mesmo tempo. Tem um sistema de ganchos e fendas imitando os obstáculos da escalada em uma montanha. Os alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Cemefeja) Paulo Freire, do Centro, estiveram presente no lançamento, realizado na prefeitura, e alguns testaram a parede.

“A ideia nasceu de uma conversa com o Rodrigo e ele falou sobre fazer o projeto nas escolas, levando a parede de escalada. Ele idealizou e colocou a mão na massa. Vamos percorrer todas as escolas para que as crianças pratiquem e nelas despertem o interesse na modalidade. E o esporte envolve muito mais que escalada, mas também união, disciplina e autoconhecimento”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O alpinista Rodrigo Raineri lembrou de quando implementou a escalada em Campinas, em 1991, na Unicamp, e do sonho acalentado de levar o esporte a mais locais e mais pessoas. “O sonho de construir a carreta veio sendo alimentado há vários anos. Agora temos tecnologia. Essa parede tem o melhor que existe no mundo. A escalada foi reconhecida pelo Comitê Olímpico e em 2020, em Tóquio, estará na Olimpíada. Vamos rodar toda a rede pública de ensino e parques e praças como Lagoa do Taquaral e Arautos da Paz”, disse o alpinista.

As datas e a organização de escolas e parques para receberem a parede de escalada estão sendo definidas.

“Everest 2019”

Único brasileiro a ter escalado como guia as sete mais altas montanhas dos sete continentes e que também formou com Vitor Negrete a única dupla brasileira a ter escalado a temida face sul do Acongágua (uma das escaladas mais difíceis do mundo), Rodrigo Raineri acaba de lançar o projeto “Everest 2019”, que terá início no dia 24 de março quando ele embarca para o Nepal. Com a iniciativa, Raineri vai encarar um desafio inédito em sua carreira: ao atingir o cume do Everest, o alpinista fará um voo solo de parapente do topo à base, um feito jamais realizado e registrado por outros alpinistas; além disso, aproveitará a oportunidade para divulgar e incentivar a prática da escalada esportiva como esporte olímpico. Para completar,
Raineri celebra seus 50 anos de vida durante a expedição.

Fonte: assessoria de imprensa
Foto – crédito: Carlos Bassan (divulgação)

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Eventos