Gastronomia
Chefs realizam um “Gastrotour” pelo Mercadão de Campinas neste sábado
Publicado em 31 de janeiro de 2014

Um grupo de chefs de cozinha vai fazer uma visita especial ao Mercadão de Campinas neste sábado (1º), a partir das 10h. Os profissionais farão um “Gastrotour” pelo centro de compras, instalado no prédio que é considerado por muitos o principal patrimônio arquitetônico da cidade. A iniciativa, apoiada pela Confraria da Gastronomia e Amigos de Campinas, que reúne chefs de cozinha, donos de restaurantes e amantes da boa mesa, tem por objetivo lançar um movimento em favor da revitalização do Mercadão e seu entorno. Já estão confirmadas as presenças dos chefs Daniel Valay, Heitor Antunes, Vivi Góes, Carlos Louredo e Manuel Alves Filho (foto). Outros chefs de cozinha e o público em geral estão convidados para participar do passeio deste sábado.

Durante o “Gastrotour”, os chefs degustarão alguns dos principais petiscos servidos pelos bares e lanchonetes instalados no Mercadão e farão compras de ingredientes e temperos para as suas criações. Eles também estarão à disposição do público para trocar receitas e dar dicas sobre o uso de técnicas e insumos. “O Mercadão é um patrimônio de Campinas e merece o nosso compromisso em favor da sua revitalização”, afirma Carlos Louredo, um dos fundadores da Confraria da Gastronomia e Amigos e diretor de Gastronomia do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

Para Manuel Alves Filho, um dos idealizadores do Chefs na Praça, maior evento gastronômico já realizado na cidade, na Praça Carlos Gomes, o Mercadão sempre foi local obrigatório de compras para chefs de cozinha. “O ambiente, a frequência de pessoas e a diversidade de mercadorias fazem do Mercadão uma espécie de parque de diversões para nós. Justamente por isso, entendemos que a sua revitalização consolidará essa vocação e abrirá perspectiva para que o espaço se transforme também em um importante ponto gastronômico da cidade. Seria delicioso ter mais bares e restaurantes instalados no seu interior e entorno para visitar”, considera.

O “Gastrotour” será acompanhado pelo fotógrafo Ronei Thezolin, que registrará a visita. A ideia é usar as imagens para uma futura exposição em homenagem ao Mercadão. De acordo com os chefs, outras visitas do gênero deverão ocorrer ao longo de 2014. Outros chefs de cozinha e o público em geral estão convidados para participar do passeio deste sábado.

Serviço:

“Gastrotour” – visita de chefs de Campinas ao Mercadão
Local: Mercado Municipal de Campinas. Rua Benjamin Constant, Centro – Campinas
Data: 1º de janeiro
Horário: 10h
Entrada: gratuita

Foto: Ronei Thezolin

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia