receita-risoto-endivias-e-pato.jpg
Gastronomia

Risoto de endívias e pato

Publicado em 13 de agosto de 2015

Confira uma receita de Risoto de endívias com pato assado no melado com queijo brie e frutas vermelhas:

Ingredientes:
1 pato (aprox. 2kg)
1 colher de sopa de melado
3 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim
3 xícaras de chá de água
3 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 xícara de vinho branco
1 colher de chá de sal
1,5 litro de caldo de pato (feito com a água que sobrou do assado)
4 endívias (2 brancas e duas roxas)
150g de queijo brie
30g de framboesa
30g de amora
25g de morango
1 dose de conhaque
1 pitada de pimenta moída na hora
150g de manteiga

Preparo:
Comece cortando o pato em pedaços pequenos, reservando as coxas. Coloque na panela de pressão por 20 minutos, com água e uma pitada de sal. Depois de pronto, deixe-o descansar de um dia para o outro na geladeira, reserve a água da cozedura. No dia seguinte, misture o shoyu, o melado e o óleo de gergelim. Em uma assadeira, pincele os pedaços de pato com a mistura e reserve por 20 minutos.
Com o forno pré-aquecido a 200ºC, junte a água à mistura restante e cubra com papel alumínio. Asse por cerca de 20 minutos, retire o alumínio e por mais 20 minutos – ou até ficar bem dourado. Certifique-se de que está pronto espetando um palito na coxa. Se houver escorrimento de um líquido claro, está pronto. Resfrie e desfie em pedaços largos, mantendo a coxa inteira.

Para o molho, coloque 15g de manteiga em uma frigideira de fundo triplo ou grossa e espere que ela fique dourada. Despeje as frutas vermelhas e salteie. Coloque o conhaque e flambe rapidamente. Em seguida, reserve. 

Para o risoto, lave e separe cerca de 12 folhas grandes de endívias roxas. Corte as demais em tiras finas. Leve ao fogo uma panela com 90gr de manteiga e deixe aquecer. Adicione o alho e a cebola e deixe fritar. Quando estiverem dourados, coloque metade do pato em lascas, junte um pouco mais da metade das endívias cortadas em tiras, dourando. Adicione o arroz, mexendo sempre. Acrescente o vinho branco e comece a incorporar o caldo de pato aos poucos, mexendo bem. Quando terminar o caldo, junte o queijo brie em pedaços e o restante da manteiga e mexa um pouco mais até que comece a desmanchar. Coloque um pouco mais de lascas de pato e tempere com sal e pimenta.

Para servir, forre o fundo do prato com folhas inteiras de endívias roxas ou faça delas uma cestinha para depositar o risoto. Decore com a coxa de pato reservada e o molho de frutas vermelhas.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia