Voltar para o visitecampinas.com.br
cosmosommelierromanos.jpg
Gastronomia

Novo sommelier do restaurante Romanos é referência em Campinas e região

Publicado em 14 de novembro de 2016

Antônio Raimundo Cosmo, mais conhecido como Cosmo Sommelier, é nome certo em Campinas para uma boa indicação de vinho. Com 14 anos de experiência em um restaurante campineiro especializado em carnes, Cosmo chega ao Ristorante Romanos, no Cambuí, com o desafio de fazer as melhores escolhas e indicações na harmonização com massas.

A paixão por vinhos começou quase sem querer e hoje, aos 38 anos, o profissional é uma referência no segmento na região. Natural de Ipueiras, no Ceará, o especialista chegou à cidade de São Paulo com 22 anos para estudar pedagogia e ser professor, foi trabalhar em um restaurante como ajudante e passou a se interessar cada vez mais por vinhos, as mais variadas origens dos rótulos e o universo da harmonização com a gastronomia. Daí em diante, resolveu ir a fundo e estudar mais sobre a bebida. Livros, viagens para conhecer profissionais e vinícolas e experiências formaram o conhecimento de Cosmo, que se diz autodidata no assunto, mas foi a formação na ABS (Associação Brasileira de Sommelier), desde o nível iniciante até profissional, que deu a ele o título de sommelier.

A chegada a Campinas aconteceu há 14 anos para trabalhar em um respeitado restaurante de carnes, local em que se aperfeiçoou ao longo desses anos. O vinho se tornou a sua principal ferramenta de trabalho, mas é o cliente satisfeito que importa para Cosmo. “Nesta profissão, a sensibilidade é uma das principais qualidades para um sommelier ser bom de verdade. Ajudar o cliente a escolher o melhor vinho para a ocasião requer sensibilidade, é o que ajuda a entender a necessidade do cliente naquele dia para, então, fazer a melhor escolha. O profissional só é bom quando o cliente está satisfeito com o que foi servido”, afirma.

Sobre a ligação entre ser um bom profissional de vinhos e ser um bom cozinheiro, afirmou que entender de gastronomia é essencial, mas não é necessário colocar a mão na massa no dia a dia. “Precisa ter uma ideia de como são os processos do preparo dos pratos servidos. Não precisa colocar a mão na massa, mas entender os ingredientes e o cardápio para conseguir saber quais são as melhores harmonizações”, complementou o especialista.

Com a migração para uma casa de massas, onde está há dois meses, o desafio foi lançado para se aperfeiçoar cada vez mais como sommelier, adquirindo experiência agora na gastronomia italiana. “Estar em uma casa hoje como o Ristorante Romanos é um desafio novo. Uma possibilidade para que eu me torne um melhor profissional, mais completo”, argumenta Cosmo.

O sommelier ainda dá algumas dicas de compras de vinho para o dia a dia. Segundo ele, os vinhos dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai, são garantias certas de uma boa compra pela praticidade de encontrar em qualquer supermercado, pela qualidade e por ter um preço mais acessível do que os europeus, por exemplo. Outra dica são os vinhos argentinos do tipo Malbec, que, de acordo com o sommelier, são de corpo mais macio e mais agradáveis e, assim, mais fáceis de combinar com diversos tipos de pratos, sendo uma praticidade para a culinária do cotidiano.

Mais sobre o Romanos

Especializado na culinária italiana, o Ristorante Romanos oferece aconchego e excelente gastronomia desde 1998 em Campinas. A casa traz um cardápio com opções variadas que vão desde o couvert, passando pelos anti pasti/porções e saladas, até as massas, grelhados e sobremesas. Um dos destaques do menu é o prato Imperador, um delicioso Linguini ao molho Alfredo, preparado no queijo Grana Padano, um dos melhores parmesãos italianos. 

As massas são preparadas artesanalmente, com 100% de fabricação própria. Já os grelhados são preparados no Chair-Broil, sistema de churrasco à gás onde vapores não sobem com cinzas e fuligem (prejudiciais a saúde). A perda de líquidos é muito menor, o que deixa o grelhado mais saboroso, suculento e saudável.

A casa ainda traz sistema delivery. 

Serviço:

Local: Ristorante Romanos. Avenida Coronel Silva Telles, 620, Cambuí – Campinas. (19) 3254-5858
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h; sexta, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 00h30; sábado, das 11h30 às 16h e das 18h30 às 00h30 e domingo, das 11h30 às 16h00 e das 18h30 às 23h30
Site: www.restauranteromanos.com.br

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Gastronomia