Gastronomia
Baru é o primeiro restaurante em Campinas e região especializado na culinária coreana
Publicado em 12 de dezembro de 2016

A comida oriental é bastante popular no Brasil, mas muitas vezes acaba sendo associada automaticamente à cozinha japonesa. Com o interesse cada vez maior pela gastronomia, com tantos programas de televisão de vários países que abordam o assunto, o público vem descobrindo as imensas variações da culinária mundial e se interessando cada vez mais em conhecer novos sabores. É o que acontece com a comida coreana, uma verdadeira e deliciosa experiência ao paladar brasileiro, que já pode ser degustada agora em Campinas no Baru, o único restaurante da cidade e região especializado nesta cozinha tradicional.

Localizada no Alphaville Empresarial, a casa traz um cardápio cheio de opções, servidas no jantar. A culinária coreana é bem variada, à base de talos, frutos do mar, vegetais, conservas, carnes, especialmente a suína, com muitos acompanhamentos (banchan) e é conhecida por ser bem condimentada. Para adequar ao paladar nacional, os pratos do restaurante são adaptados com ‘um grau a menos’ de condimentos. E vale salientar que há um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras.

Um dos proprietários do restaurante familiar, Wellington An, explica que o menu do restaurante é bem tradicional, elaborado pela chef Cecília Hwang, a matriarca da família. Tanto que muitos coreanos estabelecidos na cidade e região não apenas viraram frequentadores, como levam visitantes conterrâneos ao local para saborear a comidinha coreana longe de casa.

An comenta que o cardápio atende a gostos diversos e muitas opções podem ser compartilhadas _ uma das características do jeito coreano de se alimentar_ por três pessoas ou até mais. Entre os destaques que já caíram no gosto dos brasileiros está o Bul Go Gui, o chamado churrasco coreano, ou Korean barbecue, como é conhecido e altamente consumido pelo mundo inteiro. O prato é composto por tirinhas de carne bovina com um molho tradicional coreano cheio de ingredientes e vários acompanhamentos. A maneira de degustá-lo precisa ser ensinada, não é à moda brasileira com tudo colocado em um prato. Em uma folha de alface americana (ou uma outra hortaliça), coloca-se o molho de missô, seguido de um pouco de arroz, depois a carne em tirinhas, faz um pacotinho e come com a mão. Uma experiência diferente à mesa.

Outro prato com o qual os brasileiros já se identificaram é o Bi Bim Bap (arroz acompanhado de mix de verduras, ovo frito e molho apimentado). Ele é servido todo arrumado, com o ovo e a gema um pouco mais molinha em cima. Aí, basta fazer o seguinte: corta o ovo no meio e, com uma colher (ou duas), se mistura com todos os outros ingredientes, com a gema terminando de cozinhar e o prato se transformando em uma espécie de “mexidão”. Outra opção que faz sucesso é o Osam Bul Go Gui (Panceta ao molho de pimenta e legumes), também conhecido como churrasco coreano.

O cardápio ainda conta com alternativas individuais, como os risotos, e entre eles o Kim Chi Bokum Bap, o Risoto de Kimchi, um dos ingredientes ou acompanhamentos mais tradicionais da culinária coreana. É preparado com vegetais temperados (o mais tradicional é com acelga) com pimenta, alho, sal e outros condimentos que passam por um processo de fermentação antes de serem consumidos ou utilizados. Já entre os exóticos, destaque para o A Gu Gim, peixe sapo com broto de feijão ao molho de pimenta.

Já uma opção de petisco que pede uma cervejinha é o Tak Gang Jung (Frango crocante ao molho de pimenta). E por falar também em bebida, que tal experimentar a Soju, a cachaça coreana? É um destilado feito à base de batata-doce e arroz.

Uma possibilidade de saborear um pouco de cada prato para conhecer melhor a comida coreana é aproveitar os rodízios que o Baru faz, em geral, uma vez por mês (sempre mediante reserva).

Lembrando que, além dos pratos típicos coreanos, o restaurante também traz opções da comida japonesa no cardápio, como temakis, combinados de sushis, hot rolls, entre outros, que compõem o cardápio do jantar e também do almoço, que é servido em sistema self service por quilo.

Serviço:

Baru Restaurante
Local: Rua Guapuruvu, 229 – Loteamento Alphaville Campinas
Horário de funcionamento: almoço (self service) – de segunda a sexta, das 11h30 às 14h; sábados, das 12h às 15h / Jantar (sistema à la carte e rodízio japonês) – de segunda a sábado, das 18h30 às 22h
Fim de ano: o restauraurante ficará fechado nos dias 24, 25 e 31/12, 01 e 02/01
Mais informações: (19) 3395-5002 / www.barurestaurante.com.br
Fan page do restaurante Baru

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia