Gastronomia
Bolo de batata doce
Publicado em 3 de julho de 2017

O mês de junho já passou, mas o clima das celebrações típicas da época continua agora com as festas julinas e as comidinhas irresistíveis! Então, que tal aprender a receita de um bolo de batata doce?

Confira:

Bolo de batata doce

Ingredientes:

Batata Doce – 500g
Ovos (ligeiramente batidos) – 240g
Margarina – 50g
Açúcar refinado – 25g
Leite condensado – 200g
Coco ralado – 40g
Fermento em pó – 10g

Preparação da forma:

Margarina – 8g
Farinha de trigo – 8g

• Reserve uma forma de aproximadamente 20cm
• Passe a margarina com pincel no fundo da forma. As laterais deverão ser untadas somente até a metade.
• Polvilhe com a farinha de trigo de maneira que cubra toda a parte amanteigada das formas

Modo de fazer:

Coloque as batatas com casca numa panela com água e leve para cozinhar. Quando estiverem cozidas, escorra a água. Retire a casca delicadamente com a faca e amasse grosseiramente as batatas ainda quentes deixando pequenos pedaços sem amassar. Deixe esfriar

Preparo da massa:

Acrescente às batatas amassadas, os ovos, a manteiga, o açúcar, o leite condensado e mexa com o fuê sem bater todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Se na massa forem encontrados pequenos pedaços de batata, deixe-a assim. Junte o coco ralado e mexa novamente até incorporá-lo. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente sem bater. Despeje a massa na forma já untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 35 minutos. Para saber o ponto certo, fure o bolo com um palito. Se sair limpo, está assado. Retire do forno e deixe o bolo esfriar totalmente. Passe levemente uma faca nas laterais para que elas se desprendam. Use um disco ao desenformar o bolo e deixe-o na posição virado para cima. E pronto!

Dica: Cecília Victório, da rede de franquias Bolos da Cecília / assessoria de imprensa

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia