Gastronomia
“Brasil: um mundo de sabores” é tema do Festival Gastronômico de Campinas e Região
Publicado em 13 de julho de 2017

Atualizado em 25 de julho

A riqueza da culinária brasileira inspirou a 9ª edição do Festival Gastronômico de Campinas e Região, que será realizada de 16 de julho a 6 de agosto. Com o tema “Brasil: um mundo de sabores”, os chefs de 24 restaurantes criaram menus especiais, compostos de entrada, prato principal e sobremesa, que poderão ser degustados ao preço promocional de R$ 54,90, somente no jantar. O evento é promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. 

O festival foi aberto no dia 16 de julho – domingo mais próximo a 14 de julho, aniversário de Campinas -, com a quinta edição do “Chefs na Praça”, na Praça Carlos Gomes, e contará com uma ampla agenda de eventos paralelos, que seguirá até agosto. São eles o Festival de Queijos e Vinhos, uma novidade este ano e que ocorreu no sábado, dia 15, antecedento o “Chefs na Praça”, o Fórum Gastronômico, a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo e o Ceasa Gourmet.

Participam desta edição do Festival Gastronômico os restaurantes e operações gastronômicas: Armazém Cambuí, Bellini Ristorante, Big Jack, Bonelli Restaurante e Pizzaria, Don Manoel, El Tambo Bar e Restaurante, Esquinica, Estação Marupiara, Forneria San Pietro, Green House Gourmet Restaurante, Joe & Leo’s, Kaizen Japanese Food, La Palette, La Pasta Gialla, La Salamandra, Lagundri, Lima Restobar, Matisse, Olivetto Restaurante e Enoteca, Outback Steakhouse, P.F. Chang’s, Prime Italian, Simetria (Indaiatuba) e Vila Paraíso.

Confira todos os cardápios e endereços dos restaurantes participantes.

Sobre os festivais (programação paralela que ainda irão ocorrer):

Fórum Gastronômico

O 4º Fórum Gastronômico de Campinas e Região será realizado de 22 a 24 de agosto no Campus Campinas (unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF), reunindo profissionais do setor e amantes da gastronomia para a discussão de temas pertinentes ao setor. Criado com a intenção de debater temas relacionados à capacitação de mão de obra e às diversas tendências do segmento, o Fórum de 2017 terá o tema “Gastronomia Responsável & Sustentabilidade”.

Cada um dos painéis será destinado a 200 pessoas, sendo 80 vagas abertas ao público e 120 reservadas aos alunos da USF. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo site da USF, no endereço .usf.edu.br até o término das vagas.

“Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo”

A cultura do Peru estará representada em peso em Campinas no dia 23 de julho, mais precisamente na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí. O trecho será fechado para receber a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo, que entre 11h e 17h oferecerá muito entretenimento para comemorar com os campineiros a sua independência da Espanha, festejada em 28 de julho há 196 anos. Entre as atrações estão comida típica, apresentação de banda ao vivo, danças, lounge temático, artesanatos e doces peruanos, exposição de roteiros turísticos pelas agências Identidade e Achar Viagens e aula show com o chef peruano premiado Carlos Spinoza, sócio-proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.

“Ceasa Gourmet”

No dia 12 de agosto, véspera do Dia dos Pais, a Ceasa irá promover, em parceria com o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, a segunda edição do evento “Ceasa Gourmet”. O evento será das 9h às 13h e oferecerá pratos a preços populares, nos mesmos moldes do “Chefs na Praça”, tendo como tônica a utilização dos produtos comercializados no local, “da banca para a panela”. Os chefs irão explorar os produtos da estação, a exemplo do morango, que será a fruta da época. Haverá ainda aulas-shows comandadas por docentes da USF.

Serviço:

Festival Gastronômico de Campinas e Região
Data: nos restaurantes, de 16 de julho a 6 de agosto – a programação paralela vai até agosto
Valor do menu: R$ 54,90, incluindo entrada, prato principal e sobremesa – somente no jantar

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia