Gastronomia
Rancho Vô Joaquim é o vencedor do concurso Comida di Buteco Campinas 2018
Publicado em 22 de maio de 2018

O Buteco Rancho Vô Joaquim é o vencedor da 9ª edição do Comida di Buteco Campinas. Concorrendo com o petisco Mineirice Uai, o bar, localizado em Joaquim Egídio, se tornou tricampeão do concurso. Já o segundo lugar ficou com o estreante Bar do Fumagally, com o petisco Senhor Costela. E na terceira colocação o petisco Dom Pedro, do bar Preste Atenção. Os vencedores foram anunciados na “Festa da Saideira”, realizada na noite de segunda-feira, 21 de maio, no Mestria Buffet, em Campinas, embalada pelo grupo Casa Caiada.

“É muita emoção. Desta vez é especial. Quando ganhamos das outras duas vezes, não tinha o concurso nacional. Minha paixão é esse concurso nacional, eu quero representar Campinas e muito bem. Eu estou muito feliz, muito emocionada demais da conta”, disse Rita Rossi, proprietária do bar campeão.

O Buteco Rancho Vô Joaquim também arrebatou o primeiro lugar na competição paralela que foi realizada durante o concurso, a Receita de Carinho Dona Benta, onde o boteco tinha que preparar um prato com farinha Dona Benta, patrocinadora do evento.

Mais sobre o concurso

Com temática livre (sem obrigatoriedade de ingrediente), a nona edição do Comida di Buteco Campinas teve recorde de bares concorrentes. Este ano foram 30 estabelecimentos disputando o título de melhor boteco da região da cidade. O concurso foi realizado entre os dias 13 de abril e 6 de maio e este ano contratou com bares de Campinas, Jaguariúna e Valinhos.

A eleição do melhor boteco teve votos do público e do corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. O público e júri avaliaram o tira-gosto, a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas.

Este ano foram mais de 13 mil petiscos vendidos pelos bares participantes, com uma expectativa de mais de 24 mil votos válidos do público.

Na terceira edição e consolidado em todo o país, o concurso nacional premiará o melhor buteco do Brasil, em que os vencedores de cada cidade disputam entre si, com votos apenas de jurados convidados. Cada bar recebe um jurado da cidade e dois de outras cidades. O resultado do concurso nacional será divulgado em julho de 2018.

Campinas foi uma das cidades do interior de São Paulo escolhidas em 2010 para receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. De acordo com a organização do concurso, isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas oito edições anteriores do concurso.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Gastronomia