Bem-estar
Feira de produtos orgânicos será realizada na Ceasa Campinas aos sábados
Publicado em 3 de julho de 2018

Atualizado em 17 de julho

A partir do dia 14 de julho, aniversário de Campinas, passou a funcionar na Ceasa uma feira de produtos orgânicos, que ocorre todos os sábados, no píer do Mercado de Flores, próximo ao Varejão da Ceasa, das 8h às 13h. A iniciativa é uma parceria inédita entre a central de abastecimento e a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), e atende a uma demanda cada vez maior da população por produtos orgânicos, preenchendo uma lacuna na variedade de ofertas do entreposto.

A feira, batizada de “Ceasa Orgânico”, reúne cerca de 10 produtores e comerciantes, todos associados da ANC, localizados nas cidades de Americana, Limeira, Corumbataí, Itatiba, Espírito Santo do Pinhal, Amparo, Jaguariúna e Mogi Guaçu. Serão comercializados legumes, frutas e hortaliças, além de ovos, laticínios, arroz, feijões, tubérculos, geleias, pães e bolos, todos com certificação orgânica. Também haverá uma banca institucional para informações sobre agricultura orgânica.

Para o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, a criação da feira dará mais espaço para pequenos e médios produtores. “Ao mesmo tempo, traremos para dentro da Ceasa Campinas um outro conceito de produção e de produtor, que é o orgânico, que abrange um público específico e que vai proporcionar a vinda de mais pessoas para cá. Assim, a Ceasa cumpre o seu papel público, que é o de abrir espaço para o médio e o pequeno produtor, valorizando os produtores de Campinas e região e, ao mesmo tempo, atendendo os consumidores dos orgânicos”, disse Villalba.

O engenheiro agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo de Oliveira Munhoz, que coordena o projeto de implantação da “Ceasa Orgânico”, avalia que a nova feira será uma oportunidade para que o consumidor de orgânicos possa comprar direto dos produtores. “Também é uma oportunidade ao consumidor de produtos convencionais, que já frequenta o nosso Varejão aos sábados, de poder comprar orgânicos. Essa feira nos aproxima ainda mais da missão de comercializar produtos cada vez mais saudáveis”, disse.

Segundo a ANC, atualmente há 120 propriedades e famílias certificadas ou em processo de certificação orgânica, que atuam em mais de 30 municípios na região de Campinas, produzindo, principalmente, verduras, legumes, frutas e também ovos, laticínios, panificação, dentre outros produtos.

“Essa oportunidade de mais uma feira da ANC, junto com a Ceasa Campinas, é uma iniciativa muito importante para os produtores tentarem mais um canal de comercialização nesta importante cidade, onde pretendemos atuar também na conscientização da comunidade para temas como saúde e qualidade de vida”, disse a secretária da ANC e engenheira agrônoma, Maria Elisa von Zuben Tassi.

Associação

A ANC é uma associação de produtores orgânicos e apoiadores que surgiu em 1991, inicialmente com a demanda de se comercializar produtos ecológicos na região de Campinas. Hoje, além das feiras orgânicas, também atua com a certificação participativa (ou Sistema Participativo de Garantia – SPG), em que os produtores, em grupos, realizam visitas regulares para avaliação da conformidade orgânica, dentre outras atividades.

A ANC é responsável por três feiras ecológicas que acontecem em Campinas, além de participar de outras na capital paulista. Nesse sentido, tem apoiado e incentivado as feiras de produtos orgânicos, onde podem ser encontradas grande variedade de verduras, legumes, frutas de época, cultivadas sem utilização de insumos proibidos pela legislação (vigente desde 2003), além de alimentos como pães, geleias e laticínios processados.

Foto: divulgação
Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe
Rodovia Dom Pedro I, Km 140,5 - Jardim Santa Mônica
Fechado

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Bem-estar