Gastronomia

Universo dos vinhos: Sociedade Brasileira de Sommeliers é lançada em Campinas

Publicado em 11 de dezembro de 2018

A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de Campinas, que há 16 anos atuava na valorização da cultura do vinho na cidade, agora se tornou a Sociedade Brasileira de Sommeliers (SBSomm).

Em um encontro que reuniu jornalistas na noite de segunda-feira, 10 de dezembro, o presidente da nova entidade, Bruno Vianna, falou sobre o trabalho desenvolvido desde 2002 na cidade e os novos projetos com a criação da SBSomm, que passa a ser uma entidade de abrangência nacional, desvinculando, portanto, o trabalho da ABS e, com mais autonomia, traz a proposta de ampliar ainda mais as atividades que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos anos.

Em 16 anos de atuação, além de oferecer Curso Básico de Vinhos e do Curso de Sommeliers Profissionais, a ABS-Campinas, que já era liderada pelos apaixonados por vinhos que continuam agora o trabalho na SBSomm, introduziu muitas inovações em Campinas, como as confrarias de degustação, os jantares mensais em que cada associado leva seu vinho, as lojas de vinhos parceiras com descontos para associados, os restaurantes também parceiros que não cobram rolha, os programas de aperfeiçoamento técnico em visitas às vinícolas no exterior, coquetéis e jantares após cursos e degustações, as fichas técnicas de análise qualitativa de vinhos, novos formatos de cursos, a criação do Festival de Vinhos da entidade com múltiplas atividades, como a Mostra Vinho & Arte, entre outras atividades.

A ABS-Campinas cresceu tanto nos últimos anos que foi a responsável pela criação de um ambiente de convivência e compartilhamento entre associados. Foram formadas sete turmas de Sommeliers Profissionais, com mais de 200 diplomados. A capacitação de apreciadores de vinhos (enófilos) se deu em 62 turmas do Curso Básico de Vinhos (15 horas-aula), com 2.500 diplomados, além de inúmeros outros cursos. Hoje conta com 140 participantes em 14 Confrarias de Degustação, que já se reuniram em 634 encontros mensais.

Realizando 50 programas de visitas técnicas a vinícolas, sendo 30 viagens ao exterior e 20 no Brasil, além de incontáveis degustações promovidas na sede, por onde passaram ilustres produtores e vinhos ícones de todo o mundo.

Todo este histórico levou ao nascimento da SBSomm, uma sociedade sem fins lucrativos baseada no trabalho voluntário de apaixonados pelo tema que se divertem enquanto ensinam e aprendem. A Sociedade chega com o objetivo de ampliar a cultura do vinho na RMC.

Nesta nova fase, portanto, a entidade irá trazer outros eventos de interesse dos associados, novas parcerias, e a proposta de aumentar a qualidade e diversidade dos cursos para enófilos e para formação de sommeliers profissionais, atraindo mais alunos e agregando mais conhecimento, método e organização.

Entre os projetos para 2019 estão os cursos, tanto o básico como profissional, com mais qualidade, novas degustações, palestas, jantares enogastronômicos, confrarias, avaliações de vinhos, exposições e viagens. A primeira será em março para Mendoza, na Argentina. Além disso, a SBSomm prevê a implantação plena de um e-commerce, aumentar lojas parceiras, número de associados, e integrar mais à Sociedade com os profissionais do vinho.

Mais informações sobre a SBSomm e suas atividades: www.sbsomm.com.br  / contato@sbsomm.com.br – (19) 3233-8611

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Gastronomia