Voltar para o visitecampinas.com.br
Bosque dos Alemães

A área em que atualmente se encontra o Bosque dos Alemães foi doada à Prefeitura de Campinas em 1928 pela San Paulo Land Company Limited, nas proximidades da então “Vila Mac Hardy”; o bosque – um resquício de mata do complexo do planalto central – passava nesta ocasião a integrar o Jardim Guanabara, em formação. No curso das décadas seguintes, a ausência de cercas ou alambrados de proteção, os cortes de algumas árvores e o acúmulo de detritos urbanos danificaram a vegetação criando-se dificuldades de preservação e renovação da cobertura vegetal. No final da década de 1970, no entanto, o Bosque dos Alemães recebeu um novo projeto de reurbanização, atento aos processos de destruição e à urgência de se instalar mecanismos de controle e preservação da mata – uma mata que, ainda neste período, mantinha viva cerca de 80% de sua flora nativa (composta de tamboril, guaporuvu, canela-batalha, pau-de-óleo, jequitibá branco ou ainda guaçatanga, cafezinho e manduirana.

O Bosque foi cercado por alambrados e controlado por quatro portões de acesso, sendo instalados em seu interior novos equipamentos de lazer “sintonizados” com a paisagem nativa. Neste caso, foram utilizados materiais puros e regionais como o “varvito de itu” no piso, o saibro no parquinho e os troncos de madeira nos bancos; os passeios foram traçados com a intenção de reforçar a percepção da flora; os trabalhos de paisagismo se voltaram para a auxiliar a reprodução das espécies originais. São aproximadamente 2.000 metros de pista interna para caminhada.

Datada do final da década de 1970, a reurbanização do Bosque dos Alemães ou da Praça João Lech Jr permite conhecer e encantar com uma área de 20.580m2 de bosque, de inigualável significação ambiental.

(Fonte: site da prefeitura de Campinas)

Aberto agora

Qui: das 06:00 as 18:00

Endereço: Praça Doutor João Lech Júnior, s/n, Jardim Guanabara

Bom para: Todas as idades

Por região: Guanabara

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ O que fazer?

Paris 6 Campinas

Aberto
Avenida Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra

Teatro SOTAC

Consulte
Rua Barão de Jaguara, 2 - Centro

Centro Cultural Franco Brasileiro Aliança Francesa de Campinas

Aberto
Rua Pandia Calógeras, 59 - Cambuí

Museu Aberto de Astronomia (MAAs) – Parque Pico das Cabras

Fechado
Parque Pico das Cabras , s/n - Joaquim Egídio

Bar Vizinhando

Fechado
Rua Padre Almeida, 224 - Cambuí

Cia. Tugudum

Aberto
Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 960 - Jardim Santa Genebra