Casa de Cultura Fazenda Roseira

A Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira está instalada na casa sede da antiga Fazenda Roseira. Construída a partir do final do século XIX, de pau a pique (taipa) e tijolos, foi entregue como Equipamento Público Comunitário à Prefeitura Municipal de Campinas – mediante a chegada do loteamento em construção, em 24 de agosto de 2007.

O espaço mantém várias riquezas naturais, diversos tipos de árvores nativas e exóticas, horta e canteiro de ervas africanas. Esta fazenda deu origem, além do Jardim Roseira, outros dois bairros: a Vila Perseu Leite de Barros e o Jardim Ipaussurama. Desde 2008, o ponto de cultura está sob a gestão da Associação do Jongo Dito Ribeiro, representante do coletivo de entidades da Comunidade Negra de Campinas.

Hoje, a Casa de Cultura Fazenda Roseira tem como objetivos fomentar o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento técnico, científico e institucional, intercâmbio e demais ações e projetos voltados à recuperação e preservação do patrimônio, da memória e da cultura afro-brasileira, com ênfase no campo da antropologia, etnografia, culinária, artes, museologia e outras áreas afins, na perspectiva de superação de desigualdades, no compromisso com a construção de sociedades sustentáveis considerando a complexidade que reside nas suas múltiplas dimensões, pressupondo a qualidade de vida, a justiça social, o respeito às diversidades, a promoção da solidariedade e a cultura da Paz.

Recuperar registros e a memória afro-brasileira do município, que tem marcas profundas no início da formação de Campinas, com os barões do Café, é devolver legitimidade à memória histórica da cidade.

O local tem programação cultural regular e aberta ao público. Vale a visita!

(Fonte: blog e facebook do espaço cultural. Consultar no local informações sobre horários em caso de interesse em visitar o espaço)

Tel.: (19) 99134-3922
Horário de funcionamento: Aberto conforme programação.
Endereço: Rua Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda
Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Espaços Culturais

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)

Espaço “Escuta o Cheiro”

Consulte
Rua dos Expedicionários, 544 - Sousas

Estúdio Soniquete de Artes – Dança

Fechado
Rua Manoel Antunes Novo, 574 - Barão Geraldo

Senac

Aberto
Rua Sacramento, 490 - Centro

Theatro Municipal de Paulínia

Aberto
Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500

Casa de Cultura Ibaô

Consulte
Rua Ema, 170 - Vila Padre Manoel de Nóbrega