Estádio Moisés Lucarelli – Ponte Preta

O Estádio Moisés Lucarelli, conhecido popularmente como Majestoso, pertence à Associação Atlética Ponte Preta, fundada em 11 de agosto de 1900, sendo o primeiro clube de futebol do Brasil em funcionamento ininterrupto e dono da maior torcida do interior do país.

A história do nome começa com a instalação dos trilhos da Cia. Paulista no antigo bairro alto (1870), quando foi construída uma primeira ponte de madeira, pintada de piche, para suportar o calor causado pela passagem do trem a vapor. A cor preta da ponte acabou designando o nome do bairro de “Ponte Preta”.

Em 1900, um grupo de alunos do Colégio Culto à Ciência passava suas tardes jogando bola em campos improvisados no bairro. Naquele dia 11 de agosto (em homenagem a inauguração da ferrovia que ocorreu em 11 de agosto de 1872), resolveram fundar um clube e não tiveram dúvidas ao nomeá-lo com o mesmo nome do bairro. Ali surgia a Associação Atlética Ponte Preta. Os fundadores e patronos da AAPP foram: Capitão João Vieira da Silva, Theodor Kutter, Hermenegildo Wadt e Nicolau Burghi.

O Estádio Moisés Lucarelli foi erguido na antiga chácara Maranhão, no bairro Ponte Preta (no local existia antes uma modesta casinha, localizada exatamente onde foi determinado o centro do gramado). A pedra fundamental foi lançada em 13 de agosto de 1944 e o estádio foi inaugurado em uma missa campal no dia 7 de setembro de 1948, com 12 mil lugares já disponíveis. O Moisés Lucarelli é um caso único no Brasil construído pela torcida em regime de mutirão, torcida engajada até hoje. O terreno foi comprado por Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli. O material de construção foi conseguido junto a amigos e empresários, e ficou famosa na cidade a “campanha do tijolo”, que teve início após o fim da terraplanagem. A campanha movimentou Campinas por quatro ano anos.

Tel.: (19) 2101-7200
Horário de funcionamento: Aberto conforme programação.
Endereço: Praça Francisco Ursaia, 1900, Jardim Proença

Bom para: Todas as idades

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ O que fazer?

Museu Aberto de Astronomia (MAAs) – Parque Pico das Cabras

Fechado
Parque Pico das Cabras , s/n - Joaquim Egídio

Trilha Vital – Estúdio de produção e projetos musicais

Consulte
, -

Bar Vizinhando

Fechado
Rua Padre Almeida, 224 - Cambuí

Cia. Tugudum

Fechado
Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 960 - Jardim Santa Genebra

Restaurante Estação Marupiara

Fechado
Rua Manuel Saturnino Amaral, 29 - Joaquim Egídio

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)