A Fazenda Santa Elisa conta com 692 hectares e 14 km de divisas. O espaço total é dividido em três áreas distintas: agrícola, urbanizada e ambiental.
Área agrícola: ocupando 55% da fazenda é destinada à experimentação e produção de sementes melhoradas. O solo, de diversos tipos, é altamente fértil, produtivo e adequado para o cultivo de plantas anuais e perenes, de clima tropical, subtropical e temperado.
Área urbanizada: ocupa 10% da unidade com sete centros de pesquisa (café, grãos e fibras, horticultura, solos, ecofisiologia e biofísica, fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais), outras unidades de infraestrutura (subfrota, pátio de máquinas agrícolas e armazéns) e o Centro de Convivência Infantil. Os prédios de pesquisa e administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas.
Área ambiental: ocupa 35% da fazenda com áreas ciliares, cerrados, várzeas, Mata Santa Elisa, nascentes, córregos e represas. As primeiras águas do Ribeirão Quilombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.
As visitas são gratuitas e podem ser realizadas de segunda à sexta, com pelo menos 15 dias de antecedência de agendamento junto ao setor de Relações Públicas por email: comunic@iac.sp.gov.br ou telefone: (19) 21370644
Os passeios podem ocorrer com grupos de primário, ensino médio, fundamental, bem como nível superior.
É sempre importante informar qual o objetivo afim de que o pesquisador que acompanhará a visita atinja as expectativas dos visitantes.
As visitas podem ser realizadas com grupos de aproximadamente 30 pessoas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74