Instituto Rubem Alves

Rubem Alves (1933 – 2014) foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior. A maior parte de sua obra foi escrita em Campinas, cidade onde viveu boa parte de sua vida e morreu.

Pensador incansável e naturalmente instigado pela vida, sempre quis que os outros vissem a beleza do mundo através dos seus olhos. Por isso semeou ideias e o seu olhar através de livros e palestras. Desejou que os olhos das crianças, ainda encantadas pela vida, fossem a luz inspiradora para os adultos e educadores. Transitou em diversas áreas e consagrou-se como educador, teólogo, filósofo, psicanalista e autor de livros para crianças e adultos. Rompeu em todos os aspectos com as regras acadêmicas de escrita e dirigiu-se àquilo que lhe dizia o coração. Prova disso é que suas obras tocam a alma de seus leitores e muitas vezes transforma-os, gerando mais sensibilidade e humanismo.

Escreveu mais de 140 obras. Instigou a curiosidade e a inteligência, defendeu que o supremo se encontra nas coisas mais simples e encorajou aqueles que desejavam pensar por conta própria. Seu legado é, e será, sempre um patrimônio cultural inovador e cativante.

O Instituto Rubem Alves realiza mensalmente o “Sarau Rubem Alves”. Este evento tem como eixo central o tema “O sagrado e o poético” e cada mediador traz consigo o seu sub-tema, de acordo com o seu olhar sobre Rubem Alves e sua obra. A cada mês, um novo mediador. Para fazer parte, entre em contato por e-mail contato@institutorubemalves.org.br ou pelos telefones (19) 3722 1034 / 3722 1035 / 99367 5063.

O evento é inspirado nos encontros do grupo “Os Canoeiros” que existiu por mais de 10 anos na cidade de Campinas/SP, e que era coordenado pelo próprio Rubem Alves, e segue seus moldes até hoje. O encontro consistia em reunir amigos a fim de promover discussões e a leitura de poemas de diversos autores, isso tudo acompanhado de sopa e vinho. O Sarau é gratuito e ocorre das 20h às 22h. No instituto, funcionam outros projetos e atividades, como o Conversas sobre Educação e o Concertos para Corpo e Alma.

Para mais informações e agenda, confiram no site: http://www.institutorubemalves.org.br/agenda/

Tel.: (19) 3722-1034
Tel.: (19) 3722-1035

Fechado agora

Dom.: Fechado

Endereço: Rua José Antônio Pinto Borges, 48, Jardim Chapadão

Bom para: Todas as idades

Por região: Castelo

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Espaços Culturais

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)

Espaço “Escuta o Cheiro”

Consulte
Rua dos Expedicionários, 544 - Sousas

Estúdio Soniquete de Artes – Dança

Fechado
Rua Manoel Antunes Novo, 574 - Barão Geraldo

Casa de Cultura Fazenda Roseira

Consulte
Rua Domingos Haddad, 1 - Residencial Parque da Fazenda

Senac

Fechado
Rua Sacramento, 490 - Centro

Theatro Municipal de Paulínia

Fechado
Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500