Largo São Benedito

De cemitério a praça, o Largo São Benedito é testemunho das inúmeras transformações históricas, sociais e culturais pelas quais Campinas passou ao longo do tempo, especialmente da história dos negros e escravos da cidade.

Localizado próximo ao centro tradicional, o Largo foi cemitério dos cativos, passando a receber escravos das fazendas, primeiramente de açúcar e depois de café, até 1848. A partir daí passou a se chamar “Campo da Alegria” e a abrigar a “forca”, então transferida do Largo Santa Cruz. Só em 1913, o Largo São Benedito transformou-se em logradouro público, sendo ajardinado e arborizado.

Hoje, parte dessa história é representada pelo monumento à Mãe Preta instalado no largo em 1984. O monumento é uma réplica da estátua do Largo Paissandu, em São Paulo, do mesmo autor, o artista plástico Júlio Guerra, que fez a obra esculpida em bronze, para homenagear as minorias e as mães, representadas pela mulher negra que amamentava os filhos dos senhores brancos. O Largo é palco da história da comunidade negra em Campinas, que na época recebeu um terreno próximo ao cemitério para construir a então igreja dos negros. A Igreja São Benedito foi erguida em 1885 pela Irmandade de São Benedito, sob o comando de Mestre Tito, conhecido como Negro Camargo, um escravo alforriado.

Horário de funcionamento: Sempre aberto.
Endereço: Rua Cônego Cipião, s/n, Centro

Bom para: Todas as idades

Por região: Região Central

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ O que fazer?

Rabeca Cultural

Aberto
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)

Clube Nashville Academia de Música

Fechado
Rua dos Contabilistas, 139 - Jardim Novo Cambuí

ON THE BUS – festa no ônibus

Aberto
, -

Royal Extreme Park – esportes radicais

Aberto
Rua Alfredo da Costa Figo, 164 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida

Clube Hípica Campinas

Consulte
Rua Buriti, s/n - Bairro das Palmeiras

Praça Rui Barbosa

Aberto
Rua Treze de Maio, s/n - Centro