Monumento ao Bicentenário de Campinas

A figura coroada de uma mulher, em bronze, segurando o brasão de Campinas, representa a cidade, a Princesa D’Oeste, referência feita por localizar-se a oeste da capital do estado. A imagem é um símbolo da cidade que remete à sua vocação, sendo uma concepção mais moderna do que a representação que compõe o “Monumento-túmulo a Carlos Gomes”. Nesta versão, a Princesa D’Oeste tem o coração vazado, como forma simbólica de dizer que a cidade de Campinas está de coração aberto aos seus filhos e a todas as pessoas que aqui chegarem.

Ao longo do tempo, Campinas consolidou um papel centenário de “entroncamento” viário, possibilitando vários acessos para chegar a cidade. Nascida como um ponto de passagem e pouso nas trilhas do caminho de Goiases, rota usada pelos bandeirantes do século 18 para realizar a exploração do ouro na região central do Brasil, a estrada deu origem à fundação do município de Campinas. Com o crescimento, foi rodeada por entrocamento de ferrovias, e, mais tarde, diversas rodovias que até hoje cortam Campinas.

A cidade sempre recebeu muita gente. No período de intenso processo de imigração como fonte de mão-de-obra para as fazendas de café recebeu italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, entre outros imigrantes. Depois da crise cafeeira, a partir da década de 1930, a economia de Campinas assumiu um perfil mais industrial e de serviços, quando a cidade continuou a receber imigrantes de todo o mundo e de todas as partes do Brasil, vocação que ainda atrai pessoas, em razão de ser um polo de conhecimento (onde está instalada uma das maiores universidades do Brasil, a Unicamp), ciência e tecnologia. Com a expansão do Aeroporto de Viracopos, continua impulsionando a economia de toda uma região, que segue atraindo novos moradores e novos investimentos nacionais e internacionais.

Horário de funcionamento: Sempre aberto.
Endereço: Largo das Andorinhas, s/n, Centro

Bom para: Todas as idades

Por região: Região Central

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ O que fazer?

Museu Aberto de Astronomia (MAAs) – Parque Pico das Cabras

Fechado
Parque Pico das Cabras , s/n - Joaquim Egídio

Trilha Vital – Estúdio de produção e projetos musicais

Consulte
, -

Bar Vizinhando

Aberto
Rua Padre Almeida, 224 - Cambuí

Cia. Tugudum

Aberto
Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 960 - Jardim Santa Genebra

Restaurante Estação Marupiara

Fechado
Rua Manuel Saturnino Amaral, 29 - Joaquim Egídio

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)