Museu Ferroviário Dinâmico – Maria Fumaça

Antigos vagões de madeira são puxados por locomotivas a vapor em uma autêntica ferrovia do século 19. O tradicional passeio de Maria Fumaça configura o maior museu ferroviário dinâmico do país, e conta com rico acervo histórico. Nos fins de semana, é uma ótima dica de passeio. O local recebe grupos de turistas que vem fazer o trajeto até Jaguariúna.

Com 25 km de extensão, o trajeto inicia-se na Estação Anhumas, em Campinas, e segue até à cidade de Jaguariúna, percorrendo antigas fazendas de café, com uma breve parada na Estação Carlos Gomes, onde funciona a oficina da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que recupera as velhas locomotivas e mantém viva a memória ferroviária do país e o seu museu a céu aberto.

Durante o passeio, monitores especializados contam a história da Maria Fumaça e dos tempos áureos do café, com comentários sobre a sociedade da época, sobre os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.

Em Jaguariúna, fica o acervo da ABPF composto por peças históricas e por doações de ex-ferroviários e historiadores, com destaque para a história da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, com um restaurante integrado à estação: o Botequim da Estação. Nossa dica é descer para comer, nem quer seja um petisco e esperar o próximo trem, para só depois fazer o passeio de volta. É um excelente ponto de parada para turistas e visitantes que buscam tranquilidade, boa comida, ambiente agradável, lazer e história. E, ficar por ali parece uma viagem no tempo, momento de apreciar a paisagem, as chegadas e partidas da Maria Fumaça.

O restaurante serve cozinha trivial e petiscos na estação para quem vai voltar para Campinas ou estão no caminho contrário, vão de Jaguariúna para Campinas.  O Botequim funciona no local desde 1991 e ficou conhecido por servir uma deliciosa Picanha na Pedra, além de outras especialidades. Vale muito o passeio.

Tel.: (19) 3207-3637

Aberto agora

Qui: das 07:00 as 17:00

Endereço: Rua Doutor Antônio Duarte da Conceição, 1501, Jardim Madalena

Bom para: Todas as idades

Por região: Arredores de Campinas

Compartilhe
Agenda Museu Ferroviário Dinâmico – Maria Fumaça
Atração fixa
Passeio de Maria Fumaça

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Museus

Museu do Esporte

Fechado
Avenida Doutor Heitor Penteado, s/n - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Museu Universitário da PUC-Campinas

Fechado
Rua Marechal Deodoro, 1099 - Centro

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas

Fechado
Rua Doutor José Ferreira de Camargo, 844 - Nova Campinas

Museu Carlos Gomes

Fechado
Rua Bernardino de Campos, 989 - Centro

Instituto Hilda Hilst

Aberto
Rua João Caetano Monteiro, S/N - Parque Xangrilá

Museu da Imagem e do Som de Campinas

Fechado
Rua Regente Feijó, 859 - Centro