Observatório Municipal de Campinas

Com equipamentos de alta precisão, destaca-se entre os principais observatórios do Brasil para observação pública, o que faz os planetas, estrelas e constelações parecerem próximos. Tombado em 1994 como patrimônio histórico-cultural de Campinas e inaugurado em 1977, foi o primeiro Observatório Municipal do país, pioneiro em suas ações que abrangem atividades educativas, de divulgação e pesquisa astronômica.

O Observatório abre todos os domingos das 17 às 21 horas (exceto no período de festas e férias de janeiro), com atendimento ao público em geral, sem limite de idade. Visitas de terça a sexta-feira, somente mediante agendamento para atendimento a grupos.

Ao planejar o passeio, verifique se o céu está limpo, pois as atividades de observação não podem ser realizadas com tempo encoberto. Neste caso, ocorre apenas a palestra, bate-papo com astrônomos e visita à exposição. Durante o passeio, os visitantes recebem informações sobre os mitos e lendas relacionados à astronomia. O observatório realiza ainda eventos especiais quando acontecem fenômenos celestes ou em ocasiões programadas.

Um passeio pelo céu e pelas estrelas

É uma excelente programação para fazer com as crianças aos domingos, depois de almoçar pelas ‘bandas’ de Sousas e Joaquim Egídio, aproveite o final do dia para uma esticadinha ao Observatório de Campinas para visualizar os planetas, o céu, a lua e até suas crateras através do telescópio.

É só seguir a estrada rumo ao Pico das Cabras passando por centenárias fazendas e por um trecho de estrada de terra. O passeio surpreende também pela paisagem montanhosa que, à tardezinha, tem iluminação ainda mais especial.

Mais isolado da cidade, o observatório está situado em zona rural, a 32 quilômetros do centro de Campinas, 17 quilômetros do distrito de Joaquim Egídio, percorrendo um trecho de 5 quilômetros de estrada de terra. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados. Verifique as condições do tempo e do próprio veículo, já que não existe posto de combustível nos arredores. Leve lanchinho, água, e um tecido para estender, assim dá para sentar e apenas contemplar o céu.  Também leve agasalho, independentemente da estação do ano, pois o local está sujeito a variações climáticas.

Distante das luzes da cidade se vê o céu bem cheio de estrelas. Somente a observação ao telescópio é sugerida para crianças a partir de cinco anos, idade que o assunto desperta mais atenção e concentração. Porém, o passeio atende também os menorzinhos, que recebem informações interessantes e podem apreciar um belo panorama de Campinas vista de longe.

Tel.: (19) 3298-6566

Fechado agora

Seg: Fechado

Endereço: Serra das Cabras, s/n, Joaquim Egídio

Bom para: Todas as idades

Por região: Sousas e Joaquim Egídio

Compartilhe
Galeria de imagens

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Crianças

Trilha Vital – Estúdio de produção e projetos musicais

Consulte
, -

Bar Vizinhando

Fechado
Rua Padre Almeida, 224 - Cambuí

Freya Aero Dance

Aberto
Rua Doutor Armando Sales de Oliveira, 610 - Taquaral

Cia. Tugudum

Fechado
Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 960 - Jardim Santa Genebra

Restaurante Estação Marupiara

Fechado
Rua Manuel Saturnino Amaral, 29 - Joaquim Egídio

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)