Bom para: Pet Friendly, Todas as idades

Por região: Castelo

Compartilhe
Pedreira do Chapadão

A praça Ulisses Guimarães, também conhecida como antiga Pedreira do Chapadão, tem cerca de 130 mil metros quadrados. Além de uma praça central para shows, há outras atrações, como espelho d’água com cascata, canteiros e plantas, pista de cooper, ciclismo e skate.

Em 16 de dezembro de 1994, foi inaugurado o Memorial Ulisses Guimarães. A escultura é composta por cerca de 2.000 chapas de aço recortadas e soldadas, formando o conjunto que pesa 2,5 toneladas, com 13 metros de altura. Faz parte do conjunto, uma frase de Ulisses Guimarães, marcada no chão e na parede de pedra. “Nós não viemos aqui para ter medo”. A obra é do escultor Fábio Penteado.

Em 2013, o local foi revitalizado após ficar abandonado por dois anos. Além da repaginada nos equipamentos já existentes, a pedreira ganhou novas atrações e espaços, como o mirante de 30 metros de altura. Por questões de segurança foi colocado um alambrado novo no entorno do parque e construído um prédio administrativo.

Além de futebol, basquete e vôlei, a praça permite as praticas de corrida e caminhada na pista de 2 mil metros recuperada. Na pedreira, as árvores existentes foram podadas na época e houve o plantio de 4 mil metros de grama esmeralda, 500 mudas de árvores nativas (jequitibás, jatobás e ipês, entre outras), além de 20 mil mudas de flores e plantas ornamentais.

Um estacionamento com capacidade para 60 veículos também foi construído, assim como novos banheiros (na área Leste da Pedreira) e a recuperação do palco.

O espaço conta também com três quiosques, dois playgrounds, academia ao ar livre, pista de skate, pátio com piso de paralelepípedos, palco de eventos e nova iluminação. O lago foi recuperado com a colocação de peixes e reparos nas pontes de madeira. Os bancos, a pista de cooper e as floreiras também foram cuidados.

Em uma das praças do local, foi instalado ainda um circo-escola, para que crianças tenham aula e desenvolvam atividades circenses no espaço.

A revitalização também contempla o memorial em homenagem a Ulysses Guimarães.

Local também é ideal para atividades com crianças, perfeitos para piqueniques em família e com amigos.

(Fonte: site da prefeitura de Campinas)

Fechado agora

Seg: das 06:00 as 22:00

Endereço: Rua Doutor Alcides Carvalho, s/n, Jardim Chapadão
Agenda Pedreira do Chapadão
09/12
3° Encontro de colecionadores de carros rebaixados ocorre na Pedreira do Chapadão, em Campinas
Atração fixa
Pedreira do Chapadão

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.