Solar do Barão de Itapura – PUC-Campinas (prédio central)

O luxuoso edifício, concluído em 1883, foi propriedade de Joaquim Policarpo Aranha, influente cafeicultor do império. Em 1952, a única filha do Barão, Ivolete de Souza Aranha, doou o prédio à Diocese de Campinas, onde se instalou, então, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1955, quando o prédio ficou conhecido por PUC Central.

O palacete foi tombado pelo Condephaat (estadual) em 1984, e pelo Condepacc (municipal) em 1988. A obra, do Engenheiro Luis Pucci, sofreu modificações na arquitetura original com o fechamento e cobertura de dois terraços laterais no andar superior, além de reparos e adaptações para abrigar as fundações educacionais. Uma das características mais marcantes do edifício é o pátio dos leões, como ficou conhecido o antigo jardim do solar do Barão. Apesar da área verde ter sido substituída por pavimentação de concreto, restando apenas algumas poucas palmeiras do jardim original, o portão de grade em ferro fundido e os pilares de cantaria com os leões continuam por lá.

Em outubro de 2016, a PUC-Campinas iniciou as obras de restauração do Solar do Barão de Itapura. “O Solar não viverá apenas do passado, pois, ao realizar o restauro, a PUC-Campinas promoverá importante função social. Feita a recuperação, a Universidade dará ao Solar uma destinação eminentemente cultural, não apenas aos membros da Instituição, mas a toda a sociedade de Campinas e região propiciando enriquecimento cultural à população, promovendo o Turismo, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e garantindo dignidade cultural à sociedade em geral”, informou o Vice-Reitor da Universidade e Coordenador do Projeto de Restauro, Prof. Dr. Germano Rigacci Junior.

Segundo o projeto de restauro apresentado, o Solar do Barão de Itapura não terá mais os muros que hoje separam o prédio da Avenida Francisco Glicério. O projeto contempla uma praça seguindo um novo conceito de urbanismo de cidade aberta às pessoas. A abertura promove a valorização do entorno do Solar como também a revitalização do Centro da cidade.

(Fonte: com informações do site da Prefeitura e da PUC-Campinas)

Fechado agora

Dom.: Fechado

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1099, Centro

Por região: Região Central

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ O que fazer?

Rabeca Cultural

Fechado
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)

Clube Nashville Academia de Música

Aberto
Rua dos Contabilistas, 139 - Jardim Novo Cambuí

ON THE BUS – festa no ônibus

Aberto
, -

Royal Extreme Park – esportes radicais

Fechado
Rua Alfredo da Costa Figo, 164 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida

Clube Hípica Campinas

Consulte
Rua Buriti, s/n - Bairro das Palmeiras

Praça Rui Barbosa

Aberto
Rua Treze de Maio, s/n - Centro