Vila Manoel Freire e Manoel Dias – Vila Industrial

A atual Vila Industrial surgiu como primeiro bairro de trabalhadores de Campinas, no final do século 19, juntamente com a instalação das Companhias de Estrada de Ferro Paulista e Mogiana. No final do século 19, a região passou também a receber outras instituições como o Matadouro Municipal, a Companhia Curtidora Campineira de Calçados (1890), o Curtume Campineiro, o Lazareto dos Morféticos, o Lazareto dos Varilosos e a Indústria Fabril.

Um túnel de pedestres passa embaixo da linha férrea, hoje Estação Cultura, ligando a Vila Industrial ao centro (1915). O túnel localiza-se nas ruas Manoel com Francisco Teodoro e funciona até hoje como passagem de pedestres. O lugar vale uma visita, o acesso é feito pela própria Estação Cultura, antiga Fepasa. Data também das primeiras décadas do século 20, a construção (pela iniciativa privada) das Travessas Manoel Dias (1908) e Manoel Freire (1918) para venda aos ferroviários da Companhia Mogiana. Sediadas nas proximidades dos trilhos de trem, essas inúmeras moradias de trabalhadores e instituições acabaram por modificar uma paisagem originalmente caracterizada por habitações esparsas e caminhos rurais, instaurando-se, pouco a pouco, uma dinâmica muito específica de desenvolvimento.

O bairro desenvolveu uma forte identidade cultural e viu nascer equipamentos específicos de lazer e cultura, como o Grêmio Recreativo Campinas, os blocos carnavalescos do boi, do jacaré, do azul e branco e tradições recuperadas pelo bloco Nem Sangue Nem Areia, que remontam esta parte da história da Vila.

É um lugar histórico, cheio de memórias de um tempo antigo de Campinas. No bairro, está instalado o Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, mas conhecido como Teatro Castro Mendes, atualmente o maior e principal teatro público da cidade.

Horário de funcionamento: Sempre aberto.
Endereço: Rua Alferes Raimundo, s/n, Vila Industrial

Bom para: Todas as idades

Por região: Região Central

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ O que fazer?

Rabeca Cultural

Aberto
Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250 - Jardim Atibaia (Sousas)

Clube Nashville Academia de Música

Fechado
Rua dos Contabilistas, 139 - Jardim Novo Cambuí

ON THE BUS – festa no ônibus

Aberto
, -

Royal Extreme Park – esportes radicais

Fechado
Rua Alfredo da Costa Figo, 164 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida

Clube Hípica Campinas

Consulte
Rua Buriti, s/n - Bairro das Palmeiras

Praça Rui Barbosa

Aberto
Rua Treze de Maio, s/n - Centro