Turismo
Escola de Cadetes do Exército entra para o roteiro turístico de Campinas
Publicado em 25 de junho de 2016

Atualizado em 21 de outubro

Que tal conhecer um dos mais belos prédios históricos de Campinas? A Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Prefeitura assinaram uma parceria para incluir a EsPCEx no programa de roteiros turísticos da cidade. A ação teve início no dia 3 de julho e continua sendo realizada mensalmente, em geral no penúltimo dia do mês. O passeio aberto ao público tem o objetivo de mostrar aos visitantes o trabalho do exército, além de detalhes da arquitetura, arte e história do local.

Um ônibus com capacidade de 60 lugares sai pela manhã do lado do Paço Municipal, na Rua Barreto Leme. 

Entre os destaques das visitas estão memoriais, o lago, um belo lustre do antigo Teatro Municipal Carlos Gomes, doado quando ele foi fechado (e depois demolido), e a explicação sobre o local ter a pintura cor-de-rosa. Na ‘Rota Amarela’, o trajeto que inclui a Alameda Duque de Caxias, Alameda Independência, Alameda Marechal Bittencourt, Pérgula Tiradentes, Alameda Marechal Trompowski, Memorial e Ponto de Encontro. Também será percorrido de ônibus o trajeto externo, ao redor da escola, para o público conhecer o terreno onde ela foi construída, na antiga Fazenda Chapadão.

“A população campineira sempre teve vontade de conhecer a Escola e essa será uma grande oportunidade”, afirmou o prefeito Jonas Donizette. Ainda segundo ele, roteiros como esse devem ser expandidos para outros pontos turísticos de Campinas.

Segundo a diretoria de Turismo, Alexandra Caprioli, o objetivo da parceria é valorizar e aproximar a população de um importante patrimônio cultural de Campinas.

O coronel comandante da EsPCEx, Gustavo Henrique Dutra de Menezes, afirmou que embora a Escola de Cadetes seja um patrimônio da cidade, não é tão bem conhecida pela população, e que esta será uma oportunidade para desmitificar e quebrar estereótipos, mostrando que a proposta da instituição é colaborar com o país e a cidade.

História do prédio, da instituição e da cor rosa

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército tem mais de meio século de existência e sua missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação do oficial combatente do Exército. Neste ano, a escola completa 76 anos de existência e, nesse período, já formou mais de 20 mil alunos.

O prédio da escola, situado na área da centenária Fazenda Chapadão, é patrimônio material tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC). A construção começou na década de 1940. O edifício tem estilo colonial espanhol, com projeto de autoria do engenheiro-arquiteto Hernani do Val Penteado.

E, afinal, por que um prédio que abriga uma Escola Militar recebe uma pintura cor-de-rosa? Esta é uma das perguntas mais recorrentes. A história sobre a escolha da cor tem início na metade da década de 1970, quando o projeto arquitetônico entrou em fase de acabamento e era necessário pintar as paredes e a Torre, que estavam revestidas de reboco. O engenheiro-arquiteto responsável pela construção, em visita à obra, trouxe a lembrança que esta era a cor das moradias da antiga Fazenda Chapadão, onde a escola foi construída. As casas coloniais eram revestidas, e não apenas pintadas, por uma massa obtida da mistura de cal, pó de ostras queimadas, óleo de baleia, sangue de boi e terra. Diante do esclarecimento, o comandante da escola determinou a pintura do prédio desta cor, que acentua a preservação da memória das moradias coloniais que um dia existiram na centenária Fazenda Chapadão.

A Escola de Cadetes do Exército é considerada uma das 7 Maravilhas de Campinas. As outras seis são: Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal (Taquaral), prédio do Jockey Clube, Mercado Municipal e Torre do Castelo. 

Serviço:

Passeio turístico à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
Local de saída: ao lado do Paço Municipal. Rua Barreto Leme, Centro – Campinas
Endereço da EsPEx: Av. Pappa Pio XII, 350, Jardim Chapadão – Campinas
Inscrições: gratuitas (em geral, os passeios ocorrem no penúltimo domingo do mês)
Informações e inscrições para o passeio: (19) 2116-0749 / pelo e-mail infotur@campinas.sp.gov.br / site campinas.sp.gov.br/passeioturistico
Além desta ação do roteiro turístico, a escola é aberta de segunda a sexta-feira para visitação do público em geral. Neste caso, os interessados devem agendar a visita pelo telefone (19) 3744-2042, das 9h às 17h30

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Turismo