Turismo
Tradicional destino de esportes de aventura, Brotas revela outras surpresas
Publicado em 11 de outubro de 2018

Famoso destino de esportes de aventura no interior paulista, a cidade de Brotas é uma opção de passeio de fim de semana e feriados prolongados _ e ainda dá para aproveitar os próximos do final de 2018_, para quem está em Campinas e região. E os atrativos vão além das atividades mais radicais, com seus parques, cachoeiras, gastronomia, opções de diversão para crianças e aconchegantes lugares para casais, atendendo, assim, os mais diversos públicos.

E entre as muitas opções de passeio que o município oferece está o Parque Recanto das Cachoeiras (fotos), um cenário para contemplar a natureza, com um mirante de tirar o fôlego diante de uma grande vista do Vale do Rio Jacaré Pepira! O charmoso espaço traz diversas atividades de aventura e lazer para adultos e crianças. Inaugurado há 21 anos, o parque foi crescendo e agregando melhorias. A última é a construção de uma piscina com borda infinita, além de um SPA e novos vestiários, em andamento.

Comandado pelo empresário e vereador da cidade Rodrigo Braga Saldanha, o Recanto das Cachoeiras traz atividades para todo perfil de visitante, inclusive com acessibilidade para as cachoeiras. “A proposta é inserir o público em meio à natureza com conforto e também segurança”, afirma.

Trilhas, cavalgadas, passeio de quadriciclo, o ‘arvomix’ (arvorismo e tirolesa), em que pais e filhos podem brincar juntos, estão entre as opções no parque.

Além disso, o Recanto das Cachoeiras oferece completa infraestrutura com piscina, salão de jogos, lanchonete, guarda-volumes, vestiários e estacionamento, e um descontraído restaurante onde são preparados pratos típicos de fazenda, e que proporciona aos turistas, além de desfrutar de uma boa gastronomia, um visual com uma das mais belas paisagens da região, o que faz valer a pena parar para almoçar e relaxar diante do encantador cenário.

Adega em prédio histórico

Além das atividades de aventura, a cidade proporciona outras experiências supreendentes aos turistas. Uma delas é conhecer a Adega Casarão, um belíssimo espaço que funciona no centenário prédio que abriga o hotel Casarão, no Centro.

Fruto do sonho do empresário Frederico José Cardoso, o local tem muita história, antiga e recente, que ele adora contar aos visitantes com toda atenção e paixão. O casarão de 159 anos que pertenceu à uma família tradicional de Brotas virou hotel há 43 anos, foi o primeiro da cidade. Há 15 anos pertence à família de Fred, que passou nove restaurando o prédio. Como o empresário começou a se dedicar à elaborar cachaça como hobby há alguns anos, decidiu restaurar também o porão para utilizá-lo no envelhecimento das bebidas. Só o espaço demorou cerca de três anos para ser restaurado. O resultado é um cenário incrível!

Assim nascia, portanto, a Cachaça Aventureira, a marca da Adega, uma bebida pura, de qualidade e genuinamente artesanal. “Envelhecidas em tonéis de carvalho, umburana, jequitibá, castanheira, amendoim e pereira, as cachaças possuem diferentes cores, sabores e personalidades, para agradar a todos os paladares numa verdadeira aventura”, diz o empresário.

O local passou a ter, portanto, dois ambientes muito charmosos. No primeiro piso, Fred fez questão de deixar a restauração à mostra em que pode ser vista parte das paredes de taipa do local que foram preservadas, assim como as paredes de tijolos, o assoalho em imbuia e as vigas de peroba. No espaço que remete a um empório estão expostos e à venda diversos produtos, entre eles há os genuínos da terra, também outra exigência do empresário, com a proposta de valorizar a produção e fomentar a economia local, muitas vezes dando até assistência e consultoria para os pequenos produtores. Em parceria com 15 famílias de Brotas, ele traz produtos como doces, artesanato, souvenirs, entre outros, da cidade, alguns com exclusividade.

Em uma parte com chão de vidro deste primeiro piso é possível ver o porão, espaço que é um capítulo à parte. A restauração foi minuciosa. “Foram assentados tijolos da época no chão. Os alicerces ainda aparentes de pedra e a parte mais curiosa e interessante são as árvores como vigas de sustentação do piso”, conta o empresário.

No local, além dos belos tonéis, uma decoração com peças antigas que remetem a um museu e também a uma antiga vendinha. Pimentas, mel, queijos (de Brotas e também na Canastra, em Minas Gerais), massas, linguiça artesanal e salames, com destaque para o de carneiro, licores e, é claro, muita cachaça, envelhecidas por cinco anos.

A Adega recebe grupos de visitantes e alguns produtos podem ser degustados na hora. Um passeio pra lá de agradável embalado pelas histórias de Fred que mantém, com entusiasmo, a memória de Brotas sempre viva!

Moderno e temático Brotas Bar

Do espaço antigo para um moderno restaurante da cidade, na mesma avenida central, embora também esteja ocupando um prédio que tem história. Depois de dois anos de reforma, o imóvel, um casarão que ficou conhecido há mais de 100 anos como a primeira pensão do município, se transformou no Brotas Bar, hoje uma referência gastronômica local. Foi considerado o melhor da região de Brotas pelo Guia 4 Rodas e recebeu a certificação de Excelência nos serviços conferida pelo site TripAdvisor.

Fazendo uma homenagem à vocação da cidade, o primeiro restaurante temático de Brotas possui um ambiente requintado e ao mesmo tempo natural, remetendo a memória ao equilíbrio da natureza e aos esportes de aventura praticados no rio Jacaré-Pepira e nas inúmeras cachoeiras existentes dentro de fazendas tradicionais na região.

Traz em sua decoração elementos curiosos, como uma mesa em formato de bote, parte de um teto do primeiro piso simulando ondas do rio, caiaques pendurados no teto, luminárias produzidas com capacetes iguais aos utilizados no rafting, uma das principais atividades do roteiro de Brotas, além de um museu da equipe única bi-campeã mundial de rafting, e ainda uma área para recreação com piscina de bolinha, escorregador e equipamentos para desenhar.

No cardápio, um conceito considerado sofisticado e diferenciado, incluindo muitas opções: petiscos, saladas, carnes premium, peixes grelhados, risotos, massas frescas artesanais, pizzas quadradas, tábuas de frios e fondue salgado. O carro chefe é o Cordeiro ao Molho Secreto da Casa, à base de pimenta verde imperdível! E ainda drinks exclusivos e exóticos, como a famosa Caipirinha de Banana. uma criação da casa, além de carta de vinhos selecionados e, é claro, sobremesas, preparadas com receitas exclusivas e segredos regionais. Destaque para a charmosa Sopa de Morango, que pode ser degustada na companhia de um café gourmet.

Hospedagem – Pousada das Nascentes

Entre as mais diversas opções de hospedagem em Brotas, destaque para a Pousada das Nascentes, que fica no distrito Patrimônio de São Sebastião, e oferece um cenário propício para aquele momento a dois.

São 18 suítes no total, sendo 14 com hidromassagem e quatro com ofurô cromoterápico, trazendo uma atmosfera romântica ao local. Os quartos são personalizados e especialmente decorados com temas inspirados nos quatro elementos, ar, fogo, terra e água, e ainda equipados com ar condicionado, frigobar, TV e DVD.

A pousada ainda oferece piscina, serviço de bar e internet gratuita. O café da manhã é farto e variado, com pratos quentes e frios, pães diversos,
bolos, frutas e sucos. Todo o cardápio é produzido na pousada e as receitas são regionais.

Na entrada da pousada, uma decoração com muitos e belos objetos trazidos das viagens da proprietária, Delma Gimenez, que comanda o local há 19 anos. Ela explica que o cenário é propício para datas comemorativas, por exemplo. Os casais podem, inclusive, solicitar uma ambientação romântica com pétalas de rosa e velas para surpreender o par. “Brotas é um destino perfeito para fins de semana, férias, feriados ou momentos especiais. Com suas belezas naturais, é um cenário natural e romântico para abrigar casais em lua de mel e a pousada é uma opção em hospedagem que favorece esses momentos inesquecíveis com conforto e relaxamento”, diz.

Confira as informações abaixo para programar seus passeios na cidade.

Serviço:

Parque Recanto das Cachoeiras: Estrada do Patrimônio, s/n – Brotas
Funcionamento: das 9h às 17h
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)
Mais informações: (14) 3653-4227 / (14) 99163-3024 / 99163-3068 / falecom@recantodascachoeirasbrotas.com.br
www.recantodascachoeirasbrotas.com.br

Adega Casarão: Avenida Mario Pinotti, 1057 – B – Centro – Brotas. (14) 3653-1919
Funcionamento: visitas das 7h às 19h, sábados e feriados até as 20h
www.facebook.com/AdegaCasarao

Brotas Bar: Av. Mário Pinotti, 267, Centro – Brotas. (14) 3653-9930
www.brotasbar.com.br

Pousada das Nascentes: Avenida Antonio Mariano do Prado, 260, Patrimônio de São Sebastião da Serra – Brotas
Mais informações: (14) 3653-6133 / (14) 3653-6121 / (11) 3042-3896
www.pousadadasnascentes.com.br

Compartilhe
Galeria de imagens

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Turismo