Turismo
5 razões para você conhecer Baku
Publicado em 6 de novembro de 2018

As fronteiras do mundo estão cada vez mais acessíveis, por isso os principais pontos turísticos do mundo estão dando espaço para novos locais, que ficam ainda um pouco fora do roteiro da maioria dos turistas. Nas últimas décadas, várias pessoas têm visitado mais os principais pontos do oriente e uma dessas cidades é Baku. Os brasileiros ainda não ouviram falar muito dessa cidade, capital do Azerbaijão, que é conhecida como a Paris do Oriente, por isso decidimos falar sobre ela aqui no Campinas.com.br.

Antes de tudo vale ressaltar que a cidade Baku é muito diferente de tudo o que se pode esperar, já que traz uma mistura tanto da cultura persa, quanto turca e também russa, devido à sua proximidade com esses locais. Dessa maneira, é preciso encarar a cidade sem preconceitos e aberto ao multiculturalismo.

Veja abaixo 5 razões para você ir conhecer esta cidade, entre elas falamos sobre os pontos da sua arquitetura milenar, a culinária, que apresenta sabores variados, os eventos esportivos e outros, como as praias e os spas, e também a cena de artes.

1.Há diversos pontos de arquitetura para ser apreciados na cidade

O Maiden’s Tower é um dos prédios mais antigos da cidade, tendo uma vista incrível com direito a pontos importantes da Baku, tanto para a sua costa quanto para o seu centro histórico. Este é um local que você não pode deixar de conhecer. Há também três torres gêmeas, conhecidas como Flame Towers, as quais são projetadas luzes durante a noite. Outro ponto importante é o Heydar Aliyev Center Museum, o qual tem uma aparência super futurista em uma cidade milenar.

2. Experimentar uma culinária diferente

A culinária de Baku é uma verdadeira delícia para quem ama gastronomia Oriental. Apesar de apresentar vários restaurantes de alto padrão e com preços caros, é possível encontrar opções mais baratas durante o almoço de semana. A cidade tem também uma imensa cultura de chá, por isso, dá para se deliciar com a bebida e acompanhamentos como as famosas pakhlavas ou a Shekerbura, que é um dos maiores símbolos do Novrus (“Novo Dia”), que é a mais antiga das festas azeris e celebra o Ano Novo segundo o calendário persa . O cordeiro é uma das carnes mais típicas da cultura, por isso vale a pena experimentar. O Qutab, prato típico do Azerbaijão, também deve estar em sua lista.

3. Aproveitar alguns dos eventos mais importantes do calendário mundial

Um dos motivos da cidade ter se tornado popular e atrativa é o fato de esta ser palco de cada vez mais eventos internacionais, entre eles: Jogos Europeus em 2015, Eurovisão em 2012, e Fórmula 1 anualmente, desde 2017. O próximo grande evento esportivo será no dia 29 de maio de 2019. A cidade vai receber a final da Liga Europa, na qual você poderá ver times de grande nomeada como o Chelsea, que parte como favorito segundo apostadores da Betway. O evento será no estádio olímpico da cidade, um dos melhores do mundo com quase 70 mil lugares.

4. Relaxar nas praias e nos spas da cidade

Para quem gosta de ter um momento de relaxamento, a cidade oferece praias no mar Cáspio. O clima da cidade durante o inverno é bastante frio e também com muito vento, por isso se quiser fugir do frio é preciso ir durante o verão. Dá para encontrar várias opções de hotéis que ficam na orla e que apresentam planos de spa completo para uma férias relaxante. As praias mais famosas são: Shikhov Beach, Crescent Beach e Bilgah Beach.

5. Curtir a cena artística da cidade 

A cena artística de Baku é bem ativa tanto pela quantidade de estudantes quanto também pela quantidade de turistas, por isso lá dá sempre para encontrar algo artístico acontecendo seja em forma de música, cinema, dança ou teatro. Os principais pontos de artes são na região central da cidade, próximo ao Maiden’s Tower. O Lonely Planet tem uma lista dos locais que mais se destacam.

Para chegar na cidade é preciso fazer uma conexão em Moscou, Rússia, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, ou também em Istambul na Turquia. Não tem voo direto pelo Brasil. Para conhecer apenas a capital, três dias são mais do que o suficiente. Os melhores locais para ficar hospedados são próximos da orla ou do centro da velha cidade, ou seja, ao redor do Maiden’s Tower. Lá dá para falar inglês sem problemas, visto ser uma cidade cada vez mais aberta aos turistas.

Esperamos que essas informações lhe ajudem a planejar a sua viagem!

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Turismo