Férias
Brotas para amar, comer e contemplar: um convite ao descanso e ao romantismo
Publicado em 26 de dezembro de 2018

Conhecida predominantemente como a capital do turismo de aventura, Brotas reúne outros atributos que atendem ao mesmo tempo quem quer ir no sentido contrário à agitação e prefere apenas descansar, como também casais em busca de lugares românticos.

Que Brotas é destino de aventura radical e ecoturismo, a maioria das pessoas já sabia. A cidade concentra a maior oferta de atrações desta natureza no Brasil, com mais de 20 cachoeiras abertas à visitação. Ao todo, oferece cerca de 40 atividades, seja na terra, na água e no ar. Recentemente, incluiu três novas atrações em seu portfólio de atrativos turísticos, como voo de balão, caiaque duplo e uma nova modalidade de tirolesa, em curvas acentuadas, chamada de Sky Rider.

Além do rafting, considerado um dos melhores do país, o turista pode fazer boia-cross, arvorismo, cachoeirismo, canionismo, escalada, rapel, tirolesa, queda livre, slack line, rafting (KR), pesca, circuito cable, canoagem, stand up paddle, aquaball, cavalgada, mountain bike, quadriciclo, observação de pássaros, off road, arco e flecha, paint ball, giromaster, entre outros.

Com tantas atividades, se o único desejo for ficar zen, teoricamente, com toda esta lista, ninguém iria para Brotas, certo?

Ecoparques são um convite à contemplação e ao turismo de um dia

Poucas pessoas sabem que o destino é um lugar perfeito para curtir a dois e para contemplação, com ecoparques cada vez mais estruturados, o que nos últimos anos vem ganhando destaque. Graças ao relevo assimétrico das cuestas, com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado e muitas pousadas distribuídas na zona rural, pertinho das cachoeiras, é um verdadeiro convite para caminhadas, em meio a paisagens incríveis, com objetivo de apenas aquietar a mente. Há pacotes especiais para os casais, que incluem quartos decorados com velas e flores.

Com toda infraestrutura que os ecoparques ganharam, a visitação a estes espaços já virou um dos primeiros motivos de atração de turistas a Brotas, cada vez melhores e mais equipados, pessoas procuram estes oásis naturais para contemplação e passear em meio à natureza, com uma beleza de tirar o fôlego! 

Além disso, o destino é destaque nacional pela concentração de cachoeiras, instalado sobre o Aquífero Guarani, conta com o Jacaré Pepira, um dos pouquíssimos rios limpos do Estado de São Paulo, com corredeiras perfeitas para a prática de atividades aventura, e tem mais de 40 cachoeiras. Destas, somente 20 estão abertas à visitação, com entrada a partir de R$ 40 por pessoa. Com tantas opções, é um lugar para ir mais de uma vez porque não dá para conhecer todos os ecoparques e aproveitar tudo numa única viagem.

Para facilitar a vida do turista que quer se reconectar com a natureza, os ecoparques de Brotas investiram na construção de mirantes. Atualmente, são seis estruturas dessas, todas em locais estratégicos, que brindam os visitantes com belas paisagens e são parada obrigatória para contemplação e eternizar o momento numa foto.

Um dos mais famosos é o miradouro do Recanto das Cachoeiras, um parque natural com vista para um vale verde, com encostas de vegetação preservada que parece cenário de filme. E o melhor é que é possível chegar às cachoeiras dos parques por trilhas acessíveis, a cachoeira Cassorova, localizada no Ecoparque Cassorova, é a que tem a queda mais alta em Brotas – 60 metros. Mas cada cachoeira tem um atrativo e um charme específico.

Hoje, Brotas já conta com nove ecoparques: Cassorova, Recanto da Cachoeiras, Poção, Ecoparque Jacaré, Viva Brotas, Aventurah, Cachoeira 3 Quedas, Cachoeiras 7 Quedas e Primavera da Serra. São espaços que oferecem estrutura completa de ecoturismo e atividades de aventura aos visitantes, como cachoeira, trilha, piscina, vestiário, lanchonete e restaurante. Todos trabalham com day use, o que para o campineiro dá para fazer um bate e volta na férias. Em vários é possível comprar um combo de atividades, o que torna a viagem ainda mais acessível.

Hospedagem

Brotas tem uma estrutura digna de conceituados destinos turísticos. Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, 62 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras que cuidam de tudo para que a diversão esteja garantida.

Alguns têm serviços para o turista relaxar, como hidromassagem, redário, sauna, ofurô e piscina coberta, para os dias mais frios. Onde é possível dormir até bem mais tarde e acordar ao som dos pássaros. Já outros oferecem atividades no próprio espaço, como arvorismo, tirolesa, rio para banho e pesca, acesso a cachoeira e pomar.

Entre diversos meios de hospedagens, dos mais econômicos, aos mais sofisticados, há aqueles que oferecem pacotes românticos, que incluem suíte com velas decorativas, pétalas de rosa na cama e vinho, como a Frangipani, pousada temática especializada em casais, que não aceita menores de 14 anos.

Frangipani é destaque como pousada romântica

Perfeita para casais, a Frangipani, tem uma arquitetura contemporânea, em forma de voo de pássaros. O nome da pousada vem de uma flor, muito comum em Bali, e que no Brasil é conhecida como Jasmim Manga,  plantada em todo arredor da pousada.

 De extremo bom gosto, a charmosa pousada é decorada com objetos, que personalizam os quartos e marcam a experiência, além da inspiração de muitos países por onde os proprietários viajaram. O lugar é também um símbolo de uma grande mudança na vida do casal Yeda e Fernando. Um refúgio para o encontro, para harmonia, com um paisagismo de tirar o fôlego e ficar apenas admirando o vale, longe da agitação. Foi essa a inspiração que fez o casal investir na pousada e deixar a carreira de químicos e a grande São Paulo para traz, há 12 anos.

O café continental é servido em um deck charmoso, com raios de sol da manhã, que também pode ser servido no apartamento, desde que agendado previamente, além de cenários para ensaios fotográficos incríveis, inclusive os do tipo trash the dress (para noivas).

Outro atrativo para casais em Brotas é o voo panorâmico de balão, em datas previamente agendadas. Há a opção do passeio com outros turistas ou voo exclusivo para o casal, com direito a brinde de champanhe nas alturas. É perfeito para pedido de casamento ou comemoração de aniversário de relacionamento.

Na linha “descansar e relaxar”, outra indicação de passeio em Brotas é o Poção, um ecoparque bem pertinho da cidade que reúne diversas atividades. Um dos destaques é a praia no rio Jacaré-Pepira com fundo de areia onde é possível nadar, tomar banho de jacuzzi natural e praticar diversas atividades de aventura e natureza, como flutuação. Um restaurante supercharmoso, um lindo jardim e diversas opções de lazer completam as ofertas para curtir a dois a cidade.

Ideal para quem busca mais um momento excepcional em casal, vale ainda o day use no circuito da nascente Areia que Canta. Originalmente, a nascente que forma um poço gigante de águas cristalinas ganhou esse nome porque sua areia, muito fina, produz um som característico de cuíca quando manuseada. É memorável para fechar o passeio.

Como chegar?

Localizada no centro do Estado de São Paulo, com acesso pelas melhores rodovias do Brasil, é também um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças.

O acesso a Brotas é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano). E de Campinas fica a cerca de 2 horas, vale o passeio.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Férias